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ENSINO DE ASTRONOMIA ATRAVÉS DA HISTÓRIA DA NAVEGAÇÃO

Hoje em dia, todos nós estamos cada vez mais conectados ao nosso celular e dependentes do GPS para o nosso ir e vir. Por isso, queremos oferecer uma oficina que tem como proposta resgatar as observações dos movimentos do Sol, das estrelas, dos planetas, das nuvens, dos ventos e de outros indicadores naturais que podem ser usados na navegação cotidiana tanto em áreas urbanas quanto rurais. 
Neste curso vamos trabalhar o desenvolvimento da astronomia passando pelo conhecimento de navegação de diversos povos. Vamos exercer a observação fenomenológica através de exercícios didáticos práticos que se tornarão experiências enriquecedoras para todos os participantes.

Curso Presencial

 

Conteúdos Abordados:

  • Princípios básicos dos ritmos astronômicos do Sol, Lua e planetas

Exercício: Teatro do Sistema Solar e Corrida planetária

 

A - História da Navegação sem instrumentos

  • Navegação Polinésia

Exercícios: Confecção de bussola astronômica; observações do Sol e céu noturno

  • Como usar a bussola astronômica para se localizar? Encontrando os pontos cardeais pela observação do céu

  • Montando uma bussola astronômica diurna;

  • Exercícios de percepção de sons e luz de olhos fechados

  • Observação de nuvens e vento na navegação;

  • Reconhecendo os pontos cardeais usando o sol

  • Sol do Meio Dia

  • Relógio de Sol

 

  • Vivência de observação do Sol na área externa/trilhas -cada um faz uma bussola astronômica para observação do Sol em diferentes pontos da trilha

  • As constelações e estrelas de referência; Lua e planetas na navegação;

  • Encontrando os pontos cardeais pela observação do céu

  • Montando uma bussola astronômica noturna;

  • Reconhecendo os pontos cardeais usando as estrelas, Lua e planetas;

  • Vivência de observação e caminhada observando o céu noturno;

Astronomia

B- Povo Chinês

  • A descrição do céu noturno faz 5 mil anos

  • A descoberta da bussola magnética

Exercício: confecção de bussola magnética simples

C- Escola de Sagres

  • A “Nasa” do século XV

  • Povos arábes e judeus no desenvolvimento da
    ciência da navegação

  • As tabelas de efemérides astronômicas

Exercício: Confecção de Astrolábio

 

D- Império Inglês

  • Século XVIII- A descoberta da Longitude

  • A precisão da navegação astronômica

Exercício: Leitura de altura de astros com sextante

Datas

De 07 a 09 de Julho de 2023

Investimento

Valor R$ 550,00

podendo ser parcelado em 6x no cartão de crédito

Horários
Sexta-feira das 19h às 21h
Sábado - observação de madrugada 5:30h (depende do tempo)
Sábado das 8h às 19h
Domingo das 8:30h às 12:30

Pedro Jovchelevich

Engenheiro agrônomo com mestrado estudando a influência dos ritmos da Lua na agricultura; astrônomo amador a mais de 25 anos; docente de astronomia para alunos de escolas waldorf; responsável por mais de 30 cursos “Semeador de estrelas- Ritmos astronômicos na Agricultura Biodinâmica” em diversos estados; Navegador terrestre, Stand up e velejador a mais de 10 anos. Estudioso da navegação sem instrumentos a partir da abordagem dos Polinésios (membro da Sociedade Polinésia de Navegação) e formado em Navegação de Emergência pela Starpath Navegation School-EUA. Docente de oito cursos de
Navegação sem instrumentos on line e presencial (SESC, SAGRES e outras iniciativas).

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