Metodologia Collot d'Herbois

Luz, Escuridão e Cor - Metodologia Collot d'Herbois

Inscrições Abertas!

Complementação profissional

Metodologia "Luz, Escuridão e Cor" de Liane Collot d'Herbois

Duração: 3 anos (12 módulos relacionados às 12 cores desta metodologia).

Cada módulo tem duração de 12 dias. São 2 encontros anuais (janeiro e agosto).

Por se tratar de uma complementação, é possível que novos alunos ingressem no início de qualquer módulo da turma em andamento.



Liane Collot d'Herbois

Liane Collot d'Herbois
(1907-1999)

Pintora inglesa que desenvolveu esse método de pintura terapêutica com base nas pesquisas de Rudolf Steiner e Ita Wegman, utilizando as forças polares de Luz e Escuridão e suas manifestações em cores.




"Cada cor é a expressão da característica de uma entidade anímico-espiritual imperceptível ao mundo dos sentidos."

Rudolf Steiner, O Evangelho segundo Lucas
Essa metodologia fundamenta-se na correspondência entre a triplicidade macrocósmica - Luz, Cor, Escuridão - e a triplicidade microcósmica do ser humano - Pensar, Sentir e Querer ou Espírito, Alma e Corpo. A vida se realiza entre as polaridades espirituais primordiais da Luz e Escuridão, e a saúde está no equilíbrio entre essas forças. As cores, assim como os sentimentos, são as manifestações dessa interação incessante entre luz e escuridão, na alma. O curso propõe exercitar um olhar para as qualidades da luz do pensar, e da escuridão da vontade, observando como se relacionam e como nos afetam.


A quem se destina

A todos que desejam aplicar esta metodologia como recurso terapêutico, aos que desejam conhecer a visão da Antroposofia sobre Luz, Escuridão e Cor, ou àqueles que queiram apenas vivenciar essas forças no âmbito da expressão artística.


Pré-requisitos

Idade mínima de 24 anos, apresentação de currículo, entrevista de avaliação e disposição interna para transformação pessoal.
Temas trabalhados
  • Trimembração
  • Quadrimembração
  • Épocas culturais
  • Processo encarnatório
  • Saúde e doença

Atividades artísticas

Pintura de aquarela em camadas no papel seco, aquarela no papel molhado, desenho em carvão e em giz pastel seco.


Inscrições e condições de pagamento - (48) 3338.3604 - secretaria@asssagres.org.br


Hospedagem:
acalantohospeda@gmail.com ou (48) 99133.9104 com whatsapp.
O valor da hospedagem não está incluído no valor do curso.

Cronograma

2019
Módulos 1 e 2: 08 a 19 de janeiro de 2019 - Magenta e Carmin

Módulos 3 e 4: 30 de julho a 10 de agosto de 2019 - Vermelho e Laranja
2020
2021
Simoni Rodrigues Alves

Simoni Rodrigues Alves

Docente
Simoni é mineira de Belo Horizonte. Formada na primeira turma do curso de Complementação Profissional na Metodologia Collot d'Herbois da Associação Sagres, Florianópolis, SC e aprofundou seus conhecimentos sobre Pintura Terapêutica no Emerald Foundation (Holanda) de 2014 à 2017. Atua terapeuticamente com esta metodologia em consultório particular e leciona atividades artísticas em cursos de Antroposofia desde 1995.Graduada em Psicologia pela UFMG e em Comunicação Visual pela UEMG.
Danielle Melo Ferreira

Danielle Melo Ferreira

Docente
Danielle é natural de São Luís - MA, é Terapeuta Artística formada pela Associação Sagres em Florianópolis - SC no ano de 2006. Em 2013, na mesma escola, concluiu o curso de Complementação Profissional na Metodologia Collot d'Herbois. Exerce suas atividades em seu ateliê desde 2006, na cidade de Aracaju-SE e tem esta metodologia como base de seu trabalho. É membro da AURORA. Graduada em Letras pela UFS.
Adriana Mariutti

Adriana Mariutti

Docente
Adriana nasceu e vive em São Paulo. De 1990 à 2016 morou em Milão onde se formou pela Escola Cinabro de Terapia Artística, reconhecida pelo Goetheanum. Aprofundou seus estudos na Pintura Terapêutica do Método Collot d'Herbois em Florença de 2010 à 2014. Atua desde 2005 como terapeuta artística em seu atelier, em escolas, e na Casa Rudolf Steiner de S.Paulo. Membro da AURORA (Associação Brasileira de Terapeutas Artísticos Antroposóficos). Formada em Comunicações pela FAAP.
Joaquim José de Assis

Joaquim José de Assis

Docente
Joaquim nasceu em São Paulo e vive em Florianópolis desde 1997 – Formado em Euritmia Artística/Pedagógica em 1995 pelo Instituto de Pedagogia Waldorf de Witten- Annen, Alemanha, e em Euritmia Curativa em 1996 pela Escola para a Arte de Curar da Euritmia de Pforzheim, Alemanha.
Supervisora à distância - Bernadette Gollmer - terapeuta artística do método Collot d’Herbois no Hospital Paracelsus, Suíça

Mais informações

logo

Rua Macela, 80
Rio Tavares | 88048 399
Florianópolis | SC
sagres@asssagres.org.br
(48) 3238-0433
(48) 3338-3604
Associação Sagres©2018 Desenvolvido por MabeWeb

Search