Laboratório Integrativo de Criatividade

A arte é um instrumento poderoso para expansão da consciência perceptiva, da expressão, da capacidade de improvisação e imaginação, tão sufocadas pela nossa cultura verbal e tecnológica. O Laboratório Integrativo de Criatividade é uma imersão para ampliar a capacidade criativa e perceptiva das pessoas, fazer conexões neurais por caminhos diferentes, produzir movimento onde não há. Funciona como um grande laboratório com experiências sensíveis em diversas linguagens artísticas e corporais. Música e movimentos do corpo estão sempre presentes e se misturam a desenhos, pintura, voz, percepção espacial, visualizações. A transformação que acontece durante a prática prova o quanto a arte é fonte de cura, prazer, clareza, liberação. Quanto mais nos colocamos em contato com nossa consciência perceptiva, mais observamos nossos padrões mentais e emocionais e podemos promover transformações muito libertadoras. É uma imersão muito diferente, muito nutridora e de muita potência. Abre espaço no corpo e na alma para se perceber, sentir e se colocar em movimento.

A consciência é um caminho sem retorno em direção à liberdade.

Vida é movimento cíclico e permanente. Se alinhar com essa transitoriedade exige consciência e entrega para colocar sua energia criadora à serviço da transformação que você deseja, seja começar um projeto, um novo trabalho, uma nova etapa de vida.

Podemos passar anos adquirindo conhecimento e acumulando informações, ter o intelecto muito afiado, mas continuar levando uma vida morna, sem qualidade, sem intensidade, sem apreciar aquilo que fazemos, esperando as “condições ideais” para começar alguma coisa. Acontece que as “condições ideais” são o “aqui” e o “agora”.

Benefícios dessa prática:

Essa vivência reverbera em todas as áreas da vida, porque quando ampliamos a nossa consciência e reconhecemos a interconectividade, essa consciência se transfere à todas as ações que fazemos e as transformações podem ser profissionais, afetivas, financeiras.

Essa imersão promove concentração e centramento; auto-observação; ampliação da capacidade sensorial e da consciência perceptiva; consciência corporal e pelo movimento; criação de novos caminhos neurais; liberação da imaginação e inventividade; pensamento sistêmico e interconectividade; novas qualidades de expressão e relação com o mundo, ampliando a capacidade de comunicação; reconhecimento da potencialidade criativa e individualidade; prazer, alegria e leveza.

Laboratório Integrativo de Criatividade

Conteúdos abordados:

  • Sensibilização corporal através da música e da voz;

  • Corporalização de sons e ressonância expressiva da voz;

  • Exploração no desenho e na pintura: abstração com música e gestos na construção das subjetividades, processos de catarse, sensibilização do olhar e desconstrução de padrões;

  • Consciência pelo movimento, percepção de densidades/intensidades/pesos, percepção espacial. Entender as séries de inteligência que o corpo contém, colaborar e gerar ecossistemas em grupo.

Materiais necessários:
lápis grafite 8B;
lápis grafite 6B; 15 sulfite 90gr A3; 
04 folhas Canson 140g A3; 
tintas guache; 
pincéis;

Data

10 e 11 de setembro

Investimento

R$ 350,00 podendo ser parcelado em até 6x no cartão

Horários
Sábado e Domingo de 9h às 17h

Docente

Dalila Coutinho - Nasci no Rio de Janeiro, me formei em Arquitetura na Universidade Federal Fluminense; estudei música (canto e percepção musical) na Escola de Música da UniRio; fotografia no Ateliê da Imagem e arte e criatividade na Escola de Artes Visuais do Parque Lage – EAV. Meu interesse pelo corpo e suas possibilidades me levou a experiências em dança contemporânea (Angel Vianna) e em acrobacias aéreas (Intrépida Trupe). Nos últimos dois anos venho investigando e experienciando o método BMC – Body Mind Centering. Há um ano criei meu trabalho de imersão em práticas artísticas, o Laboratório de Criatividade, com base nas minhas inúmeras experiências ao longo de 25 anos de atuação intensa nessas áreas. O Laboratório é ponte para percepção, ação e transformação. Desejo guiar atos criativos e iluminar caminhos para além do meu.