Elaboração do processo terapêutico e artístico e os Sete Processos Vitais
O trabalho com os sete processos vitais será um trabalho sobre uma grande imagem em camadas. Os sete processos vitais são considerados a base do processo artístico e também a base do processo terapêutico. Entraremos em congruência com cada etapa ou processo, tanto na pintura quanto na conversa. Este tipo de contemplação é útil, por exemplo, não só para explorar a natureza dos sete processos vitais no próprio pintor, mas também, por exemplo, para criar e compreender um processo terapêutico.
Vivenciaremos o processo terapêutico artístico e sua relação com os Sete Processos Vitais, utilizando a pintura na técnica do velado.
Será um curso profundo, de imersão, onde se terão 4 dias, das 8 às 18h, para um encontro consigo e também de aprendizagem. Uma nova porta de prática e conhecimento.
Um curso para Terapeutas Artísticos Antroposóficos, alunos formados em Terapia Artística ou cursando (TA XI), Terapeutas em geral, Psicólogos, Professores Waldorf, Aconselhadores Biográficos, Médicos e terapeutas Antroposóficos interessados em autodesenvolvimento.

Datas
30 de outubro a 02 de novembro
Investimento
Valor R$ 1.350,00 - podendo ser parcelado em 6x no cartão de crédito
Horários
Todos os dias de 08h às 18h
Material Necessário:
A Associação Sagres irá fornecer o papel Canson 300g e a fita gomada, e os alunos devem trazer suas tintas e pincéis.
As tintas solicitadas são as de aquarela em tubinhos de 8ml nas seis cores básicas + índigo, conforme abaixo indicado:
- Amarelo limão (se for da marca Winsor & Newton - Cotman = Lemon yellow hue nº 346 / se for da marca Van Gogh = Permanent lemon yellow nº 254)
- Amarelo ouro (marca Winsor & Newton - Cotman = Cadmium yellow pale hue nº 109)
- Vermelho cinabares (se for da marca Winsor & Newton - Cotman = Cadmium red pale hue nº103 / se for da marca Van Gogh = Permanent red light nº 370)
- Vermelho carmim (se for da marca Winsor & Newton - Cotman = Alizarin crimson hue nº 003 / se for da marca Van Gogh = Carmine nº 318)
- Azul ultramar (se for da marca Winsor & Newton - Cotman = Ultramarine nº 660 / se for da marca Van Gogh = Ultramarine deep nº 506)
- Azul prússia (se for da marca Winsor & Newton - Cotman = Prussian blue nº 538 / se for da marca Van Gogh = Prussian blue nº 508)
- Índigo ( se for da marca Winsor & Newton - Cotman = Indigo nº 322 / se for da marca Van Gogh = Indigo nº 533)
O pincel ideal é o de velado, que é de cerda pêlo de marta nº 20, mas como tem um custo um pouco alto nós indicamos os pincéis de cerda natural e pelo longo nº 20 e 22, o mais macio possível. O ideal é trazer um pincel chato e outro redondo para quem puder.
Dagmar von Freytag-Loringhoven estudou Medicina em Marburg e Tübingen na Alemanha. No seu sabático para ocupar-se com a família (3 filhos) ela diplomou-se em educação continuada em artes com o Prof. Gerhard Wendland em Nuremberg. Depois seguiu-se a formação em Terapia Artística Antroposófica no Seminário para Terapia Artística em Blaubeuren. Em seguida, Dagmar iniciou uma formação em Trabalho Biográfico, um mestrado em Arteterapia e Pedagogia Criativa, além de acompanhamento, supervisão e aconselhamento para o trabalho social e de cuidados especiais.
De 1991 a 2019 Dagmar trabalhou como terapeuta artística e terapeuta ocupacional na reabilitação de jovens na cidade de Filderstadt em um centro para trabalho Sócio terapêutico com jovens, e ao mesmo tempo ocupou-se com projetos e aulas de arte na formação de cuidadores na Filderklinik, na mesma cidade.
Desde 1991 está envolvida ativamente na formação de adultos em diferentes escolas e faculdades na Alemanha e no exterior. Além disso é Membro do Conselho da Academia Europeia de Terapeutas Artísticos Antroposóficos na Europa, e membro do Conselho Administrativo da iARTe – Associação Internacional de Educação em Terapias Artísticas Antroposóficas, em cooperação com a Seção Médica do Goetheanum, Dornach.