ESTUDO EM PRODUÇÃO DE HORTALIÇAS BIODINÂMICAS NO CAMPO E NA CIDADE - módulo 1

Um curso para quem quer implantar a sua própria horta biodinâmica em pequenos espaços, quintais e também para quem quer implantar hortas biodinâmicas de médio e grande porte.

1. QUANDO PLANTAR HORTALIÇAS?

Abordagem sobre os Centros de origem das culturas e sua relação com as necessidades climáticas e nutricionais. Abordagem da variação nutricional dos alimentos de acordo com a época e o reflexo na saúde das pessoas. Abordagem sobre a importância do conhecimento da aptidão climática da região, o microclima onde está situado cada propriedade, e o estabelecimento de um plano de plantio ao longo do ano de acordo com a época para atender regularmente os mercados com hortaliças biodinâmicas.


2. SEMENTES, ARQUÉTIPO E RITMOS ASTRONÔMICOS NA PRODUÇÃO DE HORTALIÇAS BIODINÂMICAS

Abordagem sobre arquétipo das plantas, a importância do respeito aos ritmos astronômicos no momento da germinação para o reestabelecimento do seu arquétipo. A importância de ter sementes próprias biodinâmicas para autonomia do agricultor e adaptação às condições climáticas locais. Orientações para produção de mudas de hortaliças e semeadura de acordo com o calendário astronômico agrícola biodinâmico.


3. A ATUAÇÃO DOS PREPARADOS BIODINÂMICOS NAS HORTALIÇAS

O uso dos preparados biodinâmicos no restabelecimento da conexão das plantas com seu arquétipo ao longo do seu desenvolvimento. Abordagem sobre a atuação dos preparados biodinâmicos (preparado chifre esterco -500, de composto – 502 ao 507 e fladen) no processo de melhoria da fertilidade do solo e ao longo do desenvolvimento das plantas. A atuação do preparado chifre sílica - 501 na promoção do equilíbrio fotossintético, melhoria do sabor e produtividade das plantas. Exemplos práticos do uso dos preparados biodinâmicos nas hortaliças e seus resultados.


4. A PROPRIEDADE COMO INDIVIDUALIDADE AGRÍCOLA

Abordagem sobre a quadrimembração da propriedade (a terra – solo, água, atividade biológica do solo, declividade; a planta – cultivos e vegetações naturais existentes; o animal – criações, fonte de esterco; o humano – aptidão do agricultor, conhecimentos, mão de obra, capacidade de suporte). A propriedade / horta como individualidade agrícola biodinâmica. Como planejar a organização da propriedade para se tornar independente de insumos externos (Integração animal e vegetal na propriedade, Sistemas Agroflorestais, Adubação verde, Compostagem, Bokashi e Calda de microorganismos da mata).


5. CONSTRUÇÃO DE UM ORGANISMO AGRÍCOLA EM PEQUENOS ESPAÇOS URBANOS

Abordagem sobre os conceitos, conteúdos, técnicas para o planejamento, implantação e manejo de mini ecossistemas produtivos em pequenos espaços urbanos - quintais agroflorestais. Abordagem Soberania Alimentar na cidade. Planejamento da implantação de uma horta doméstica em quintais produtivos e apartamentos. Será abordado sobre as diferentes formas de se transformar resíduos orgânicos domésticos em um recurso valioso - composto e húmus, enquanto reciclamos valores e princípios internos.

Agricultura Biodinâmica

6. PRODUÇÃO DE HORTALIÇAS NO CAMPO - Plantio

Abordagem sobre os grupos das hortaliças: folhas, frutos, raízes. Preparo do solo segundo o grupo das hortaliças: análise de solo, exemplo de interpretação de análise de solo, fosfatagem, calagem, adubação verde segundo o grupo das hortaliças e época do ano, uso dos preparados biodinâmicos chifre esterco e fladen. Adubação de plantio das culturas segundo os grupos das hortaliças com exemplos práticos.


7. PRODUÇÃO DE HORTALIÇAS NO CAMPO - Manejo

Abordagem sobre o condicionamento climático das culturas com a implantação de quebra ventos nas divisas e em faixas nos cultivos, e a importância do uso da cobertura morta para conservação da água no solo. Tipos de sistema de irrigação para pequenos espaços e manejo da irrigação. Adubação de cobertura liquida e sólida segundo o grupo das hortaliças. Elaboração de biofertilizante com preparados biodinâmicos. Abordagem sobre o manejo biodinâmico de pragas e doenças. O preparado 508 – Cavalinha na prevenção de doenças das plantas. O uso da urtiga para controle de pragas. Exemplos práticos do uso dos preparados biodinâmicos no manejo de pragas e doenças das hortaliças e seus resultados. Uso de Caldas caseiras, Bactérias e Fungos entomopatogênicos para o controle de pragas e doenças.


8. PRODUÇÃO DE HORTALIÇAS NA CIDADE - Plantio e Manejo

Orientações práticas para o cultivo de hortaliças em vasos. Construção de canteiros suspensos e jardineiras. Elaboração do substrato para plantio das hortaliças de acordo com o grupo de culturas. Apresentação de um exemplo de projeto de cultivo em canteiros suspensos.

9. APRESENTAÇÃO DAS ATIVIDADES REALIZADAS PELOS ALUNOS

Não há nada para agendar agora. Verifique em breve.

Datas

Início - 11 de julho

Término - 05 de setembro

Investimento

R$ 430,00 à vista ou em até 6x no cartão

Horários

Segundas-feiras: 19h - 21h

Luciana Gomes de Almeida

Engenheira agrônoma (UFG), com especialização em Agricultura Biodinâmica (UNIUBE), Mestre em Horticultura (FCA – UNESP), Pós graduanda em Design de Ecovilas e Assentamentos Sustentáveis (UNITAU). Atua como consultora em Planejamento e Produção de Hortaliças Orgânicas e Biodinâmicas: AAO (1995 - 1998), Horta & Arte (1998 - 2007) e Associação Biodinâmica - ABD (desde 2008). Coordenadora do PDRT Suzano regional Vale do Paraíba (2019-2021) e desde maio/2021 Técnica de Fortalecimento Produtivo Sênior dos Programas de Desenvolvimento Social da Suzano regional Vale do Paraíba e Alto Tietê pela ONG AKARUI, atuando na Produção de Hortaliças Agroecológicas junto a mais de 100 famílias.