ESTUDO EM PRODUÇÃO DE HORTALIÇAS BIODINÂMICAS NO CAMPO E NA CIDADE - módulo 1
Um curso para quem quer implantar a sua própria horta biodinâmica em pequenos espaços, quintais e também para quem quer implantar hortas biodinâmicas de médio e grande porte.
1. QUANDO PLANTAR HORTALIÇAS?
Abordagem sobre os Centros de origem das culturas e sua relação com as necessidades climáticas e nutricionais. Abordagem da variação nutricional dos alimentos de acordo com a época e o reflexo na saúde das pessoas. Abordagem sobre a importância do conhecimento da aptidão climática da região, o microclima onde está situado cada propriedade, e o estabelecimento de um plano de plantio ao longo do ano de acordo com a época para atender regularmente os mercados com hortaliças biodinâmicas.
2. SEMENTES, ARQUÉTIPO E RITMOS ASTRONÔMICOS NA PRODUÇÃO DE HORTALIÇAS BIODINÂMICAS
Abordagem sobre arquétipo das plantas, a importância do respeito aos ritmos astronômicos no momento da germinação para o reestabelecimento do seu arquétipo. A importância de ter sementes próprias biodinâmicas para autonomia do agricultor e adaptação às condições climáticas locais. Orientações para produção de mudas de hortaliças e semeadura de acordo com o calendário astronômico agrícola biodinâmico.
3. A ATUAÇÃO DOS PREPARADOS BIODINÂMICOS NAS HORTALIÇAS
O uso dos preparados biodinâmicos no restabelecimento da conexão das plantas com seu arquétipo ao longo do seu desenvolvimento. Abordagem sobre a atuação dos preparados biodinâmicos (preparado chifre esterco -500, de composto – 502 ao 507 e fladen) no processo de melhoria da fertilidade do solo e ao longo do desenvolvimento das plantas. A atuação do preparado chifre sílica - 501 na promoção do equilíbrio fotossintético, melhoria do sabor e produtividade das plantas. Exemplos práticos do uso dos preparados biodinâmicos nas hortaliças e seus resultados.
4. A PROPRIEDADE COMO INDIVIDUALIDADE AGRÍCOLA
Abordagem sobre a quadrimembração da propriedade (a terra – solo, água, atividade biológica do solo, declividade; a planta – cultivos e vegetações naturais existentes; o animal – criações, fonte de esterco; o humano – aptidão do agricultor, conhecimentos, mão de obra, capacidade de suporte). A propriedade / horta como individualidade agrícola biodinâmica. Como planejar a organização da propriedade para se tornar independente de insumos externos (Integração animal e vegetal na propriedade, Sistemas Agroflorestais, Adubação verde, Compostagem, Bokashi e Calda de microorganismos da mata).
5. CONSTRUÇÃO DE UM ORGANISMO AGRÍCOLA EM PEQUENOS ESPAÇOS URBANOS
Abordagem sobre os conceitos, conteúdos, técnicas para o planejamento, implantação e manejo de mini ecossistemas produtivos em pequenos espaços urbanos - quintais agroflorestais. Abordagem Soberania Alimentar na cidade. Planejamento da implantação de uma horta doméstica em quintais produtivos e apartamentos. Será abordado sobre as diferentes formas de se transformar resíduos orgânicos domésticos em um recurso valioso - composto e húmus, enquanto reciclamos valores e princípios internos.

6. PRODUÇÃO DE HORTALIÇAS NO CAMPO - Plantio
Abordagem sobre os grupos das hortaliças: folhas, frutos, raízes. Preparo do solo segundo o grupo das hortaliças: análise de solo, exemplo de interpretação de análise de solo, fosfatagem, calagem, adubação verde segundo o grupo das hortaliças e época do ano, uso dos preparados biodinâmicos chifre esterco e fladen. Adubação de plantio das culturas segundo os grupos das hortaliças com exemplos práticos.
7. PRODUÇÃO DE HORTALIÇAS NO CAMPO - Manejo
Abordagem sobre o condicionamento climático das culturas com a implantação de quebra ventos nas divisas e em faixas nos cultivos, e a importância do uso da cobertura morta para conservação da água no solo. Tipos de sistema de irrigação para pequenos espaços e manejo da irrigação. Adubação de cobertura liquida e sólida segundo o grupo das hortaliças. Elaboração de biofertilizante com preparados biodinâmicos. Abordagem sobre o manejo biodinâmico de pragas e doenças. O preparado 508 – Cavalinha na prevenção de doenças das plantas. O uso da urtiga para controle de pragas. Exemplos práticos do uso dos preparados biodinâmicos no manejo de pragas e doenças das hortaliças e seus resultados. Uso de Caldas caseiras, Bactérias e Fungos entomopatogênicos para o controle de pragas e doenças.
8. PRODUÇÃO DE HORTALIÇAS NA CIDADE - Plantio e Manejo
Orientações práticas para o cultivo de hortaliças em vasos. Construção de canteiros suspensos e jardineiras. Elaboração do substrato para plantio das hortaliças de acordo com o grupo de culturas. Apresentação de um exemplo de projeto de cultivo em canteiros suspensos.
9. APRESENTAÇÃO DAS ATIVIDADES REALIZADAS PELOS ALUNOS