ESTUDO EM PRODUÇÃO DE HORTALIÇAS BIODINÂMICAS NO CAMPO E NA CIDADE - módulo 1

Um curso para quem quer implantar a sua própria horta biodinâmica em pequenos espaços, quintais e também para quem quer implantar hortas biodinâmicas de médio e grande porte.

1. QUANDO PLANTAR HORTALIÇAS?

Abordagem sobre os Centros de origem das culturas e sua relação com as necessidades climáticas e nutricionais. Abordagem da variação nutricional dos alimentos de acordo com a época e o reflexo na saúde das pessoas. Abordagem sobre a importância do conhecimento da aptidão climática da região, o microclima onde está situado cada propriedade, e o estabelecimento de um plano de plantio ao longo do ano de acordo com a época para atender regularmente os mercados com hortaliças biodinâmicas.


2. SEMENTES, ARQUÉTIPO E RITMOS ASTRONÔMICOS NA PRODUÇÃO DE HORTALIÇAS BIODINÂMICAS

Abordagem sobre arquétipo das plantas, a importância do respeito aos ritmos astronômicos no momento da germinação para o reestabelecimento do seu arquétipo. A importância de ter sementes próprias biodinâmicas para autonomia do agricultor e adaptação às condições climáticas locais. Orientações para produção de mudas de hortaliças e semeadura de acordo com o calendário astronômico agrícola biodinâmico.


3. A ATUAÇÃO DOS PREPARADOS BIODINÂMICOS NAS HORTALIÇAS

O uso dos preparados biodinâmicos no restabelecimento da conexão das plantas com seu arquétipo ao longo do seu desenvolvimento. Abordagem sobre a atuação dos preparados biodinâmicos (preparado chifre esterco -500, de composto – 502 ao 507 e fladen) no processo de melhoria da fertilidade do solo e ao longo do desenvolvimento das plantas. A atuação do preparado chifre sílica - 501 na promoção do equilíbrio fotossintético, melhoria do sabor e produtividade das plantas. Exemplos práticos do uso dos preparados biodinâmicos nas hortaliças e seus resultados.


4. A PROPRIEDADE COMO INDIVIDUALIDADE AGRÍCOLA

Abordagem sobre a quadrimembração da propriedade (a terra – solo, água, atividade biológica do solo, declividade; a planta – cultivos e vegetações naturais existentes; o animal – criações, fonte de esterco; o humano – aptidão do agricultor, conhecimentos, mão de obra, capacidade de suporte). A propriedade / horta como individualidade agrícola biodinâmica. Como planejar a organização da propriedade para se tornar independente de insumos externos (Integração animal e vegetal na propriedade, Sistemas Agroflorestais, Adubação verde, Compostagem, Bokashi e Calda de microorganismos da mata).


5. CONSTRUÇÃO DE UM ORGANISMO AGRÍCOLA EM PEQUENOS ESPAÇOS URBANOS

Abordagem sobre os conceitos, conteúdos, técnicas para o planejamento, implantação e manejo de mini ecossistemas produtivos em pequenos espaços urbanos - quintais agroflorestais. Abordagem Soberania Alimentar na cidade. Planejamento da implantação de uma horta doméstica em quintais produtivos e apartamentos. Será abordado sobre as diferentes formas de se transformar resíduos orgânicos domésticos em um recurso valioso - composto e húmus, enquanto reciclamos valores e princípios internos.

Agricultura Biodinâmica

6. PRODUÇÃO DE HORTALIÇAS NO CAMPO - Plantio

Abordagem sobre os grupos das hortaliças: folhas, frutos, raízes. Preparo do solo segundo o grupo das hortaliças: análise de solo, exemplo de interpretação de análise de solo, fosfatagem, calagem, adubação verde segundo o grupo das hortaliças e época do ano, uso dos preparados biodinâmicos chifre esterco e fladen. Adubação de plantio das culturas segundo os grupos das hortaliças com exemplos práticos.


7. PRODUÇÃO DE HORTALIÇAS NO CAMPO - Manejo

Abordagem sobre o condicionamento climático das culturas com a implantação de quebra ventos nas divisas e em faixas nos cultivos, e a importância do uso da cobertura morta para conservação da água no solo. Tipos de sistema de irrigação para pequenos espaços e manejo da irrigação. Adubação de cobertura liquida e sólida segundo o grupo das hortaliças. Elaboração de biofertilizante com preparados biodinâmicos. Abordagem sobre o manejo biodinâmico de pragas e doenças. O preparado 508 – Cavalinha na prevenção de doenças das plantas. O uso da urtiga para controle de pragas. Exemplos práticos do uso dos preparados biodinâmicos no manejo de pragas e doenças das hortaliças e seus resultados. Uso de Caldas caseiras, Bactérias e Fungos entomopatogênicos para o controle de pragas e doenças.


8. PRODUÇÃO DE HORTALIÇAS NA CIDADE - Plantio e Manejo

Orientações práticas para o cultivo de hortaliças em vasos. Construção de canteiros suspensos e jardineiras. Elaboração do substrato para plantio das hortaliças de acordo com o grupo de culturas. Apresentação de um exemplo de projeto de cultivo em canteiros suspensos.

9. APRESENTAÇÃO DAS ATIVIDADES REALIZADAS PELOS ALUNOS

Datas

Início - 11 de julho

Término - 05 de setembro

Investimento

R$ 430,00 à vista ou em até 6x no cartão

Horários

Segundas-feiras: 19h - 21h

Luciana Gomes de Almeida

Engenheira agrônoma (UFG), com especialização em Agricultura Biodinâmica (UNIUBE), Mestre em Horticultura (FCA – UNESP), Pós graduanda em Design de Ecovilas e Assentamentos Sustentáveis (UNITAU). Atua como consultora em Planejamento e Produção de Hortaliças Orgânicas e Biodinâmicas: AAO (1995 - 1998), Horta & Arte (1998 - 2007) e Associação Biodinâmica - ABD (desde 2008). Coordenadora do PDRT Suzano regional Vale do Paraíba (2019-2021) e desde maio/2021 Técnica de Fortalecimento Produtivo Sênior dos Programas de Desenvolvimento Social da Suzano regional Vale do Paraíba e Alto Tietê pela ONG AKARUI, atuando na Produção de Hortaliças Agroecológicas junto a mais de 100 famílias.