top of page

Curso de Produção de Hortaliças Biodinâmicas no campo e na cidade - Módulo 2 - Bulbos, Raízes e Tubérculos

Este curso aborda todo o conteúdo necessário para a compreensão dos processos de produção de hortaliças biodinâmicas, desde a época de plantio, produção das mudas, preparo do solo, adubação, tratos culturais, manejo de pragas e doenças até a colheita. A floresta com sua biodiversidade, processos e resiliência é o exemplo a ser seguido. A agricultura biodinâmica traz os conhecimentos para a espiritualização do solo através dos preparados biodinâmicos, e a construção de um organismo agrícola totalmente conectado com os ritmos astronômicos. A alimentação saudável é o primeiro passo para obtenção de uma vida plena de saúde, se alimentar de produtos biodinâmicos altamente conectados com os ritmos da natureza e cultivados através de processos regeneradores do solo, é fazer a sinergia entre a saúde do ser humano com a saúde da Terra. O cultivo amoroso de hortaliças através da Agricultura Biodinâmica poderá trazer segurança alimentar e gerar abundância para a geração de renda para pequenos e médios agricultores.

ONLINE pela plataforma ZOOM

As inscrições foram prorrogadas para o dia 11/03, data do novo início do curso 

Hortaliças Biodinâmicas

Conteúdos Abordados:

  • Produção Biodinâmica de Batata Doce

  • Produção Biodinâmica de Batata Inglesa

  • Produção Biodinâmica de Alho e Cebola

  • Produção Biodinâmica de Cenoura, Rabanete, Nabo e Rabano

  • Produção Biodinâmica de Mandioquinha / Yacon e Beterraba

  • Produção Biodinâmica de Inhame (Taro), Cará, Cará-do-ar, Açafrão da Terra e Gengibre

A quem se destina

Público em geral, com destaque a agricultores iniciantes ou profissionais, estudantes e técnicos da área de ciências agrárias e/ou biológicas.

 

Para os participantes que não tem conhecimento de Agricultura Biodinâmica serão oferecidas duas aulas extras gravadas sobre Introdução a Agricultura Biodinâmica.

Datas

11 de Março a 15 de Abril de 2024

Investimento

Para módulo avulso - R$ 400,00 podendo ser parcelado em até 6x no cartão

Horários

Segundas-Feiras de 19h às 21h

Luciana Gomes de Almeida - Engenheira agrônoma (UFG - 1994), com Especialização em Agricultura Biodinâmica (UNIUBE -2004), Design de Assentamentos Sustentáveis e Ecovilas (UNITAU -2022), Mestre em Horticultura (FCA – UNESP - 2016). Atua como consultora em Planejamento e Produção de Hortaliças Agroecológicas, Biodinâmicas e Orgânicas: AAO (1995 - 1998), Horta & Arte (1998 - 2007), Instituto Annona (2009 – 2016) e Associação Brasileira de Agricultura Biodinâmica - ABD (desde 2008) em mais de 100 Associações e Propriedades Rurais. Gestora de Projetos de Desenvolvimento Social e Rural através da Agroecologia no campo e na cidade (1995 – 2022, pela AAO, ABD, Akarui, empresas Fibria e Suzano Papel e Celulose). Co-agricultora e responsável técnica da Comunidade que Sustenta a Agricultura -CSA Taubaté (desde 2021). Realiza Cursos de Produção de Hortaliças Biodinâmicas e/ou Orgânicas presencial (desde 1995) e On Line (desde 2020). Responsável técnica da ONG Akarui (desde 2021) e atualmente Presidente da ONG ABD (gestão 2022-2024).

bottom of page