top of page

Maturidade Criativa

O Projeto Social Maturidade Criativa foi criado em 2004 por um impulso das alunas da primeira turma do curso de formação em Terapia Artística da Associação Sagres. A Dra. Gudrun Burkhard era uma dessas alunas e tinha um comprometimento pessoal com o desenvolvimento e continuidade desse projeto. O projeto completará 20 anos de atividade em 2024.

Quais atividades são oferecidas e quem pode participar

A dinâmica das atividades do Grupo da Maturidade Criativa é: 1:30h de atividade artística, 30 minutos de intervalo com lanche comunitário, e 50 minutos de cantoterapia. O objetivo é oferecer para as pessoas acima de 60 anos atividades práticas, artísticas e cantoterapia. Pressupõe a possibilidade de vivenciar nessa nova fase da vida o desenvolvimento da criatividade e permitir uma vivência mais leve, alegre e principalmente, social!

As atividades da terapia artística possibilitam o desenvolvimento da capacidade de se auto-observar, sentir, agir e pensar de modo mais consciente, através da modelagem com argila, diferentes técnicas de aquarela, giz de cera, lápis de cor, carvão, grafite, pastel seco, pastel oleoso e o que mais nossa criatividade permitir. Não é necessária nenhuma habilidade ou conhecimento artístico.

No desenvolvimento dos trabalhos é permitida a livre expressão, mesmo quando guiada ou definida por um tema, não tendo finalidade estética como resultado a ser alcançado e sim, a prática de um processo que possibilita o encontro com o bom e com o belo; despertando o entusiasmo, estimulando o movimento e o ritmo através do fluir das atividades artísticas e de um novo processo de aprendizagem. Essas atividades podem também auxiliar no tratamento de diversas patologias físicas e psicológicas. As atividades em grupo para essa faixa etária, tem o benefício também da socialização, acolhimento de si mesmo e do próximo, e o compartilhamento de experiências, vida e sabedoria.

Maturidade Criativa

No desenvolvimento dos trabalhos buscamos desenvolver a forma onde há pouca estrutura, dissolver onde há rigidez, dar clareza aos pensamentos e sensações, vivenciar a fantasia onde a mente está endurecida. O conhecimento de seus limites e a superação destes, o aprendizado sobre o material utilizado e como utilizá-lo promove a autoconfiança e a autoestima. A reconexão com a sua própria natureza e com o mundo exterior por meio dos ritmos, sons, disposição espacial e cores promove o contato com sua essência curadora, inerente a todos os indivíduos.

A terapia artística diferencia-se de um processo artístico por ser um caminho terapêutico de desenvolvimento que possibilita transformar cada dificuldade ou vivência com os trabalhos propostos, em processos de mudança, sempre com um método, um propósito e uma atitude interior.

Na atividade de cantar são propostos exercícios higiênicos e terapêuticos que visam ampliar a respiração, amenizar tensões musculares, ampliar a audição e vivenciar os ritmos e a alegria da música.

Esse encontro semanal proporciona também o estímulo da vitalidade, o cultivo da alegria, o despertar para novos aprendizados, o reencontro consigo mesmo (consciência), o encontro com os outros (empatia), possibilitando a expressão da conquista da liberdade dessa nova fase de vida!

A partir dos 60 anos, todos e todas estão convidadas a participar desse projeto!

Grupo Maturidade Alecrim

Esse grupo atualmente está com todas as vagas preenchidas. O trabalho é desenvolvido por terapeutas artísticos voluntários (formados ou em formação), e é supervisionado pelo Colegiado da Terapia Artística Sagres.

Eventualmente, pode surgir vaga para esse grupo, que se reúne todas as quartas-feiras à tarde, das 14:30h às 17:30h. Para interesse de vaga nesse grupo deve ser preenchido o formulário disponível e aguardar contato.

A contribuição é mensal e, o que é arrecadado é utilizado principalmente para reposição de material. Aqueles que porventura não puderem contribuir devem justificar no formulário.

bottom of page