TECENDO A VIDA
Fundamentação teórica baseada na antropologia do ser humano de Rudolf Steiner, e prática para a confecção de Trabalhos Manuais com Fios para crianças e jovens de 7 a 14 anos.
Confeccionaremos bolas, bonecos, bolsas, sapatos e muitas outras coisas.
Realizando trabalhos com as técnicas de tricô, crochê, bordados, costuras, poderemos perceber como isso nos movimenta e em que momento da biografia humana este trabalho nos ajuda no próprio desenvolvimento.
Trabalhos manuais que podem ser desenvolvidos em escolas, nas famílias, com amigos ou vizinhos. Além de realizar objetos úteis e belos, geram alegria e entusiasmo, pois farão parte do nosso cotidiano.
Conteúdos e trabalhos práticos
O trabalho será feito a partir de trabalhos manuais, com fios adequados, para ajudar no desenvolvimento da criança entre seis e quatorze anos.
Na parte teórica, será trabalhada a antropologia da criança nessa idade, acompanhando com brincadeiras, canções, poesias e exemplos trazidos pelas docentes e pelos participantes.
Acompanhando o desenvolvimento da criança, faremos em cada módulo trabalhos manuais que podem ser feitos com crianças dessa idade.
No primeiro módulo, Passagem do Ensino Infantil ao Ensino Fundamental, vamos conhecer a criança que faz a passagem do Jardim de Infância para o Primeiro ano escolar. Como podemos ler nela se está pronta e madura para essa nova etapa da vida?
Acompanharemos essa tarefa construindo bolas de muitas maneiras diferentes, brincando e trocando experiências.
No 1º ano, segundo módulo, com crianças de sete anos, introduzimos o tricô. Faremos essa introdução a partir de imagens, confeccionando, com um único ponto, objetos que sejam utilizados pela criança: bolas, pequenos pastorzinhos, ovelhinhas, galinhas etc.
No 2º ano, terceiro módulo, desenvolvimento da criança de oito anos de idade baseado na imagem de ser humano segundo a antroposofia. A relação do trabalho manual com fios, no caso o crochê, com outros saberes que acompanham o currículo escolar, trabalharemos com crochê, fazendo sacolas, bolas, apoios de pratos, pegadores de panelas e brinquedos.

No 3º ano com crianças com 9 anos, trabalharemos o tricô com dois pontos diferentes e com duas cores ao mesmo tempo. Podemos confeccionar bonecos e/ou gorros.
No 4º ano, com crianças com 10 anos, o tema será o bordado. Conheceremos vários pontos para bordar, dando um lugar especial para o ponto cruz.
No 5º ano, com crianças com 11 anos, tricotaremos com cinco agulhas, confeccionando meias e luvas.
No 6º ano (12 anos), faremos animais em tecido, partindo do desenhar o animal e do desenho, gerar o molde. Também faremos um boneco, que através das vestimentas e objetos característicos, possa representar um povo.
No 7º ano (13 anos), trabalharemos a costura à mão. Podemos fazer sapatos ou peças de roupas simples, mas anatômicas ao corpo.
No 8º ano (14 anos) costuraremos com máquina de costura de pedal.
LISTA DE MATERIAIS para o módulo VIII:
Sacolinha para guardar o trabalho
Agulhas para costura
Tesoura para tecido
Tesoura para fios
Dedal
200 g lã enchimento
100 g lã para os cabelos
50 cm x 30 cm de malha com pelo menos 60% algodão na cor de pele do povo escolhido para a confecção do boneco ou boneca
Um pé de meia de algodão sem estampa para montagem da cabeça
Adereços que caracterizem o povo escolhido bem como tecidos ou lãs para as roupas
Datas
Módulo VI (5º ano) – 01 a 05 de maio de 2023
Módulo VII (6º ano) – 10 a 14 de julho 2023
Módulo VIII (6º ano) – 16 a 20 de outubro 2023
Módulo IX (7º ano) – 19 a 23 de fevereiro de 2024
Módulo X (8º ano) – 20 a 24 de maio de 2024
Módulo XI - 22 a 26 de julho de 2024
Investimento
R$ 920,00/módulo podendo ser parcelado em até 6x no cartão
Horários
Segunda: 8h30 às 12h30 e 14h00 às 18h00
Terça: 8h30 às 12h30 e 14h00 às 18h00
Quarta: 8h30 às 12h30 e 14h00 às 18h00
Quinta: 8h30 às 12h30 e 14h00 às 18h00
Sexta: 8h30 às 12h30 e 14h00 às 18h00