top of page

Ambulatório Social

O Ambulatório Social faz parte do trabalho comunitário que a Associação Sagres desenvolve. Tem como objetivo, dar acesso às práticas terapêuticas, para quem necessita e encontra na questão financeira um obstáculo, assim como, visa oferecer um espaço para os alunos realizarem os estágios supervisionados.

 

Teve seu início em 2004, com o curso de Formação em Terapia Artística Antroposófica. Através do impulso da Dra. Gudrun Burkhard, então coordenadora do curso de Terapia Artística e diretora da Associação Sagres, contou também com a colaboração da terapeuta artística Silvana Mara Mazzolli e das médicas Dra. Ana Maria B. dos Santos e Dra. Waldivya Machado.

 

O trabalho do ambulatório fortalece o trabalho terapêutico social e também realiza aprofundamentos com grupos de estudos. Dessa forma alunos em formação e profissionais da Terapia Artística e Aconselhamento Biográfico se integram para manter esse impulso em movimento.

TERAPIA ARTÍSTICA

Você sabia que existe uma maneira de cuidar da sua saúde através da arte e que este caminho pode auxiliá-lo na sua vida? E que não é preciso ter habilidades artísticas para se beneficiar. Basta ter a vontade, a determinação para a prática lhe fortalecer.

 

A terapia artística é uma atividade artística terapêutica que estimula o entusiasmo ao pintar, modelar e desenhar, de forma a colocar em movimento onde existe bloqueio, ritmo onde existe distúrbio e ajuda no processo de cura de doenças.

As sessões de terapia artística têm ajudado crianças a partir dos 7 anos em questões pedagógicas; nos adolescentes, adultos e idosos (de ambos os sexos), na saúde mental; no tratamento dos processos de cura de doenças e também para encontrar o caminho do fluxo da própria vida.

 

A terapia artística atua positivamente em quadros de doenças crônicas, pacientes com câncer, quadros de esclerose, doenças autoimunes, assim como pessoas com ansiedade, depressão e pânico. Essa terapia ativa a forças revelando o que há de bom e positivo na vida de cada um de nós, em adultos, adolescentes e crianças.

ambulatório social
Maturidade Criativa
aconselhamento biográfico
aconselhamento biográfico

PANORAMA BIOGRÁFICO

O Trabalho Biográfico proporciona mais consciência de si mesmo, de seu destino, desenvolve a autoconfiança e prontidão frente aos desafios da vida. Sua criadora, Gudrun Burkhard, o definiu por Tomar a vida em suas próprias mãos, pois o trabalho biográfico contextualiza a história de vida já escrita, para que se possa traçar um futuro mais consciente.

 

O panorama biográfico nos permite olhar para nossa vida, como se estivéssemos no alto de uma montanha. Vemos toda a trajetória percorrida, e o que nela se destaca, assim os pontos nos quais o caminho mudou de direção.

 

Ao observar a vida de forma ampliada, descobrimos que tudo está num contexto maior, inserido nas leis biográficas que determinam certos ritmos e acontecimentos. Encontramos o que é comum e o que é próprio.

 

Ao organizar as experiências e reconhecemos conexões que formam um fio de aprendizado único o que possibilita escolhas e decisões mais conscientes .

 

Podemos construir o panorama em grupo, ou num trabalho individual, percorrer as fases da vida, ou trabalhar com temas. Auxilia em momentos de crise ou transição de vida, em que se requer consciência do próprio caminho de vida, assim como, quando se busca autoconhecimento e oportunidades de crescimento de novos impulsos.

Como funciona:

1 - Preencha o formulário socioeconômico;

2 - Escolha o melhor período para ser atendido;

3 - Aguarde que entraremos em contato para marcar sua primeira sessão de terapia artística.

Horário de Atendimento:
Segunda-feira no período da tarde
Terça-feira no período da manhã e da tarde
Quinta-feira no período da manhã e de tarde

 

Qual o procedimento:

1 - Você será informado do início da sua terapia.

2 - Pedimos que chegue uns 10 minutos antes da hora marcada para ser informada do local a ser atendido.

3 - O terapeuta artístico irá recebê-lo, terá uma apresentação mútua, será feita uma breve entrevista e os acordos.

4 - O método terapêutico normalmente inicia com três trabalhos livres, ou quando necessário é proposto um trabalho dirigido. Esses trabalhos livres normalmente pedidos são feitos com pintura ou modelagem e eventualmente com desenho. A partir deles o terapeuta artístico faz o diagnóstico através da imagem e propõe o caminho terapêutico. Os trabalhos podem ser dirigidos, direcionados ou livres.

5 - A terapia é semanal, com a duração de 1hora ou a combinar com o terapeuta.

6 - Por ser a terapia artística um processo, com início, meio e fim, o tempo de duração é de 4 meses. O terapeuta apresentará uma planilha com as datas do atendimento.

7 - O valor mensal a ser pago será equivalente ao ganho mensal. Pedimos o pagamento antecipado ao mês que irá ser atendido.

8 - O paciente terá direito de acesso à documentação da terapia,

9 - É necessário o consentimento do paciente para indução de suas informações em trabalhos de estudo e pesquisa.

10 - O paciente tem o direito de interromper a terapia a qualquer momento.

11 - O paciente tem a obrigação de se comunicar 24h antes se for faltar na sessão. E perderá a vaga caso tenha faltado dois encontros consecutivos, podendo requerer a volta refazendo o processo de inclusão pelo site.

12 - O terapeuta artístico tem o direito de sugerir ao paciente indicação ou orientação de outros profissionais e informá-los das opções de tratamento.

13 - Formalizar contrato ou acordo com anuência de ambas as partes, sobre as informações prestadas.

Endereço:

A Associação Sagres fica na Rua da Macela, 80 - Rio Tavares - CEP 88048-399 - Florianópolis - SC

Veja no site como chegar !

A ASSOCIAÇÃO SAGRES

Fundada em abril de 2001 na cidade de Florianópolis, Santa Catarina, tem a meta de divulgar, no sul do Brasil, os conhecimentos da Antroposofia.

A Associação Sagres é pessoa jurídica de direito privado, constituída em associação nos termos do Código Civil Brasileiro, sem fins lucrativos ou econômicos, para atuar nas áreas da saúde, organismo social, educação, cultura e meio ambiente.

Para realizar seus objetivos, a Associação Sagres conta com o apoio de sócios contribuintes, pessoas físicas, empresas privadas e outras instituições filantrópicas. 

A Formação de Terapia Artística iniciou em maio de 2002 nesta Associação, em 2004 houve o impulso médico terapêutico da realização do atendimento ambulatorial para o público e ao estágio de seus formandos. Em 2018, o Colegiado da Terapia Artística assume a responsabilidade de coordenar e administrar o Ambulatório.

Um pouco de nossa história

O Ambulatório Didático e Social teve início em 2004 com o curso de Formação em Terapia Artística Antroposófica. Através do impulso da Dra. Gudrun Burkhard,então coordenadora do curso de Terapia Artística e diretora da Associação Sagres, contou também com a colaboração da terapeuta artística Silvana Mara Mazzollie e das médicas Dra. Ana Maria B. dos Santos e Dra. Waldivya Machado.

O estágio supervisionado é pré-requisito para a formação e a aptidão profissional dos alunos do curso de Formação em Terapia Artística, terapia complementar da Medicina Antroposófica. Esta instância foi criada para atender além do desenvolvimento da aptidão dos alunos do curso de formação de Terapia Artística, também as pessoas sem condições financeiras. O atendimento deverá ter uma demanda de forma regular. Sendo que na ausência de estagiários, profissionais da área que sentem poder doar seu horário estão aptos a contribuir com a demanda de pacientes.

Para colaborar com o Ambulatório Social, nós aceitamos doações na seguinte conta:

Leda Regina de Araújo

PIX - 48999518361

Sicredi - 748

Agência - 0226

Conta Poupança - 1703712-9

bottom of page