top of page

Formação em Aconselhamento Biográfico
Turma VI - 2022 -2026

BCI_edited.jpg

A Biografia Humana, ou a história, a escrita da própria vida, é o legado maior que o Ser Humano pode deixar em sua passagem pela vida terrena.

 

Quando nos aprofundamos em nossa própria história de vida e nas leis cósmicas que a regem, nos tornamos cada vez mais conscientes, tarefa esta a mais importante da Época da Alma da Consciência que vivemos atualmente.

 

As transformações conquistadas por esta ampliação da consciência da própria vida contribuem não somente para a evolução pessoal, social e profissional, mas também para a evolução da Humanidade como um todo.

Breve Histórico

 

O Programa Biografia Caminho Iniciático teve seu primeiro grupo em 2009 na Associação Sagres a partir da criação da Formação em Aconselhamento Biográfico pela dra. Gudrun Burkhard, que permanece até o momento presente como Conselheira do corpo docente.

 

Somos uma Formação Biográfica formada por 7 Membros Docentes e 2 Conselheiros Executivos, onde mantemos um padrão rotativo enquanto à gestão: a cada dois anos dois de nós assumem o papel de gestores do impulso. Consideramos importante que a gestão seja liderada por todos os integrantes do Colegiado de Docentes e que possamos trabalhar em grupo. 

 

Em nosso grupo de Coordenadores temos integrantes com diferentes linhas de atuação, desde a área terapêutica (Psicólogos e Médicos) até a área empresarial (Administradores e Consultores.) Esta característica nos proporciona uma visão ainda mais abrangente e ampliada da Biografia Humana para que possamos oferecer aos nossos alunos.

 

Objetivo

 

Formar Profissionais de diferentes áreas profissionais para trabalharem com a Biografia na gestão de crises, tomada de decisões e conflitos no nível individual ou de relações – de forma individual ou em grupo – oferecendo um arcabouço teórico, prático e vivencial por meio das seguintes ferramentas:

 

  • Aprofundamento no conhecimento do Ser Humano e suas fases evolutivas, assim como nas leis e ritmos que regem a Biografia, para poder usá-las como ferramentas terapêuticas em processos individuais e em grupo, como também nas organizações, em processos de Consultoria e Coaching.

  • Exercícios de observação fenomenológica de si mesmo, do entorno e dos processos de grupos.

  • Exercícios de habilidades e procedimentos para o desempenho da conversa Biográfica.

  • Aprofundamento na própria Biografia.

 

Estrutura do Programa

 

O Programa é composto por 14 módulos com duração de 7 dias e é intercalado por atividades artísticas, observação fenomenológica, estudo de contos de fadas, mitos e biografias, atividades meditativas e a realização de projetos relacionados com a prática do Aconselhamento Biográfico. O conteúdo teórico é transmitido por meio de palestras, discussões, plenárias e vivências.

 

O trabalho em grupo, onde acontecem os relatos biográficos, é sempre acompanhado por um Coordenador e é um dos componentes principais do curso. Consideramos essa característica valiosa para podermos observar e ajudar os participantes nas vivências e exercícios oferecidos em todos os módulos. Isso possibilita um desenvolvimento apurado e sólido enquanto à pratica de Aconselhador Biográfico.

 

Faz parte do Programa uma viagem a locais denominados Centros de Mistérios Antigos. A atividade tem propósito específico e acompanhamento de docentes e é realizada após o 12º módulo.

 

Sobre a Profissão

 

A profissão de Aconselhador Biográfico está intimamente ligada aos profundos questionamentos que acompanham o ser humano da nossa época, e se deixa guiar por eles. É uma profissão muito nova, porém expandida mundialmente.

Atualmente há Aconselhadores ou Coaches Biográficos na América do Norte e do Sul, Canadá, Nova Zelândia, Austrália, Japão, Tailândia, China, Índia, Europa Ocidental e Oriental, Rússia e Israel.

O Programa Biografia Caminho Iniciático é reconhecido pelo Forum Internacional de Treinadores para o Trabalho Biográfico em nome da Seção Antroposófica Geral da Escola de Ciência Espiritual do Goetheanum em Dornach, Suíça.

 

Nossa Formação faz parte da Associação de Aconselhadores Biográficos, uma entidade de classe que congrega os Aconselhadores no território brasileiro com o fim de promover esse trabalho e, juntamente com as escolas, está num processo de legalização de nossa profissão. Para mais informações, vide http://www.associacaobiografica.org.br.

 


Veja mais em: http://www.bciformacaobiografica.com.br/ 

Instagram:  @bcibiografiacaminhoiniciatico

Docentes

  • Amparo Del Moral – Aconselhadora biográfica e Coordenadora de trabalhos sociais.

  • Maria de Fátima Helou – Administradora, Pedagoga Social, Coach, Aconselhadora Biográfica e Facilitadora de Processos de Desenvolvimento.

  • Joaquim José de Assis – Euritmista Pedagógico, Artístico e Curativo formado na Alemanha.

  • Marcus Baptista – Administrador de Empresas, Consultor de Empresas, Executive Coach e Aconselhador Biográfico

  • Matias Klinke – Engenheiro Eletricista, Consultor de Empresas, Executive Coach e Aconselhador Biográfico

  • Simone Ceregatti – Psicóloga e Aconselhadora Biográfica com formação em Quirofonética

  • Solange Castilho – Psicóloga, Pedagoga e Aconselhadora Biográfica

  • Solway Töpler – Aconselhadora Biográfica com formação em Dramaterapia

Conselho Consultivo

  • Jair Moggi – Economista, Advogado com mestrado em Administração, Consultor de Empresas e Aconselhador Biográfico

Mentoria Espiritual

  • Dra Gudrun K. Burkhard – Médica, Terapeuta Artística, Aconselhadora Biográfica, Pedagoga Social e criadora da Metodologia Biográfica.

bottom of page