As cores na Arte e na Terapia
Liane Collot d'Herbois
O curso tem como conteúdo o estudo das cores na prática artística trazendo a metodologia Luz, Escuridão e Cor de Liane Collot d’Herbois.
- Praticaremos o movimento de cada cor, seu aspecto espiritual e anímico e portanto terapêutico.
- Serão exploradas várias técnicas como carvão, pintura em papel úmido, pintura velada em papel seco , desenhos com pastel seco e exercícios com lápis de cor.
COBALTO (Professora Adriana Mariutti)
O azul cobalto representa um marco na evolução da consciência humana, associado à Idade Média, quando o ser humano tornou-se plenamente consciente de si como indivíduo. É uma cor do ar e da atmosfera, portadora de calor anímico e equilíbrio entre o frio espiritual e o calor da vontade. Fisiologicamente, relaciona-se com o sistema nervoso, glândulas, órgãos ocos e o processo de sonhar, sendo essencial para a clareza e a estabilidade interior. Na pintura terapêutica, o azul cobalto atua como força de encarnação, devoção e foco, auxiliando em casos de nervosismo, depressão, fraqueza óssea e distúrbios rítmicos. Quando equilibrado, confere serenidade, forma e proteção; quando em excesso, pode levar ao endurecimento ou à ilusão. É a cor que une o céu e a consciência, a luz e a vontade.
INDIGO (Professora Adriana Mariutti)
O Índigo representa a cor da consciência humana atual, marcando o limiar da Alma da Consciência e o despertar interior em meio à escuridão moderna. Profundamente ligado ao Arcanjo Micael, simboliza a jornada moral através do isolamento e do autoconhecimento, oferecendo à alma novas profundidades e alturas. Fisiologicamente, o índigo relaciona-se à pele e aos ossos, atuando como receptáculo e estruturador da encarnação, equilibrando o calor vital e a forma. Quando desequilibrado, manifesta-se em doenças do isolamento e endurecimento, como autismo, câncer e esclerose. Na pintura terapêutica, o Índigo é usado para fortalecer a pele anímica, restaurar o calor interior e purificar a alma, funcionando como um fundo receptivo e sagrado sobre o qual as outras cores, e as forças do Eu podem renascer.
Matrículas ficam abertas apenas até o dia 23/12

Datas
2026
12 a 16 de janeiro - Módulo Cobalto
19 a 23 de janeiro - Módulo Indigo
27 a 31 de julho - Módulo Violeta
03 a 07 de agosto - Todas as cores
Investimento
R$ 1.600,00 por módulo, podendo ser parcelado em até 6x no cartão
Horários
Todos os dias de 08 às 18h
Materiais em comum para os dois módulos:
-
6 a 8 potinhos brancos para diluir as tintas
-
Pincel chato de pêlo natural (boi, pônei ou marta) de números 20, 22 ou 24 e outros tipos e tamanhos que tiverem em casa
-
4 folhas de papel Mi-teintes 100 a 180g tamanho A2
-
4 a 6 folhas de Canson 150 a 200g tamanho A3
-
2 folhas de papel Arches ou Montval 300g tamanho A2
-
Caderno e lápis de cor para anotações dos exercícios
-
Carvão vegetal macio médio ou grosso (caixa)
-
Borracha maleável para carvão
-
Caixa de pastel seco soft
-
Peneirinha para ralar o pastel (opcional)
-
Fita crepe
-
Estilete
-
Fita parda colante de moldureiro (para velado)
-
Spray de cabelo jato forte e seco
-
Secador de cabelo para o velado
-
Panos de algodão pequenos para limpeza e um grande para cobrir o velado
Cores módulo Cobalto e Indigo
Magenta quinacridone WN 545
Permanent Carmine WN479
Cadmium Scarlet WN106
Cadmium Orange WN089
Cadmium yellow - WN 108
Veridian - WN 692
Bleu Turquoise 522 Rembrandt
Cobalt Blue WN 178
French ultramar WN 263
Indigo WN 322
Permanent Mauve WN 491
Winsor Violet WN 733
Burnt Siena WN 074
Row umber - WN 554
Burt umber - WN 076
Sap Green WN 503
Hooker Green WN 311
Payne’s gray - WN 465
Trazer as cores que já usaram em outros módulos ou as cores que tenham em casa.
Adriana Mariutti nasceu e vive em São Paulo. De 1990 à 2016 morou em Milão onde se formou pela Escola Cinabro de Terapia Artística. Aprofundou seus estudos na Pintura Terapêutica do Método Collot d'Herbois em Florença de 2010 à 2014. Atua desde 2005 como terapeuta artística em seu atelier. Membro da AURORA (Associação Brasileira de Terapeutas Artísticos Antroposóficos). Atua como professora em várias iniciativas antroposóficas no Brasil e na Itália. Formada em Comunicações pela FAAP.
Danielle Melo Ferreira nasceu em São Luís, Maranhão é terapeuta artística formada pela Associação Sagres em Florianópolis-SC, e na primeira turma do Curso de Complementação Profissional na Metodologia Collot d’Herbois. Exerce suas atividades em seu ateliê desde 2006 na cidade de Aracaju-SE e tem esta metodologia como base do seu trabalho. Membro da AURORA (Associação Brasileira de Terapeutas Artísticos Antroposóficos). Graduou-se em Letras pela Universidade Federal de Sergipe.
Simoni Rodrigues Alves é mineira de Belo Horizonte. Formada na primeira turma do curso de Complementação Profissional na Metodologia Collot d'Herbois da Associação Sagres, Florianópolis, SC e aprofundou seus conhecimentos sobre Pintura Terapêutica no Emerald Foundation (Holanda) de 2014 à 2017. Atua terapeuticamente com esta metodologia em consultório particular e leciona atividades artísticas em cursos de Antroposofia desde 1995. Graduada em Psicologia pela UFMG e em Comunicação Visual pela UEMG.

