top of page

Treinamento em Goetheanismo – Desvendando a Natureza
com Craig Holdrege e Henrike Holdrege

Se quisermos obter uma compreensão viva da natureza, devemos nos tornar tão flexíveis e móveis como a própria natureza. - Goethe

A abordagem Goetheana na ciência nos apresenta o desafio e a oportunidade de ir além das abstrações estáticas e objetivas do pensamento contemporâneo, para uma forma fluida, transformadora e holística de conhecer. Essa transformação começa quando tomamos consciência de nossos hábitos de pensamento arraigados, trabalhamos para superar esses hábitos e começamos a desenvolver novas maneiras de ver e pensar. Com a vontade de aprender com os fenômenos, podemos desenvolver o que Goethe chamou de "empirismo delicado", que une o pensar vivo à observação cuidadosa. Então a natureza começa a se mostrar de maneiras surpreendentes, e ganhamos uma conexão mais profunda com ela. Iniciamos um caminho de uma nova forma de experimentar o mundo.

 

Muito hoje está no caminho dessa transformação. Formamos conceitos abstratos sobre o mundo que consideramos mais reais do que as coisas em si. Cheios de nossas próprias inclinações, não percebemos cuidadosamente como o mundo realmente aparece e como interagimos com ele. E nossa experiência é cada vez mais mediada por todo tipo de instrumentos e dispositivos, então perdemos a confiança em nossos sentidos e em nossa capacidade de formar juízo.

 

Para desenvolver essa forma de ver e entender, este curso enfatiza a experiência imediata e a prática. Os participantes praticarão a observação: observação de fenômenos naturais e observação de processos de pensamento. E essa observação sempre envolve a ação - sair para a natureza, observar e desenhar plantas, ou desenhar formas geométricas que "rastreiam" uma progressão de pensamento. Dedicaremos tempo para refletir sobre nossos hábitos de pensamento e explorar a natureza do conhecimento. Ao entrelaçar a reflexão com a observação e a ciência com a arte, nos envolvemos em um movimento interior, e a transformação começa. Nosso próprio processo de conhecimento se torna mais transparente, e a natureza se revela de novos ângulos.

 

O trabalho do Instituto da Natureza está enraizado na abordagem fenomenológica holística de J. W. von Goethe (1749 - 1832) e desenvolvido ainda mais por Rudolf Steiner. Também nos inspiramos em outros pensadores holísticos como Kurt Goldstein, Owen Barfield e Henry David Thoreau.

No curso cobriremos os elementos fundamentais da abordagem Goetheana da compreensão da natureza.

Primeiro módulo (18 de novembro a 30 de novembro de 2024)

  • Geometria projetiva

  • Vida, plantas e metamorfose

  • Observação da natureza e exercícios artísticos

 

Segundo módulo (DATAS A SEREM DEFINIDAS!)

  • O Mundo Visual: óptica, cor e luz

  • Animais, Humanos e Evolução

  • Observação da natureza e exercícios artísticos

Serão certificados os participantes que tiverem frequência completa nas atividades do curso e nas atividades propostas entre os dois módulos.

Os participantes devem comprometer-se desde o início com o curso todo (os 2 módulos) e atender os 12 dias de cada módulo integralmente.

Treinamento Goetheanismo

Um trecho do documentário "O desafio de Rudolf Steiner" onde o professor Craig Holdrege fala sobre o Goetheanismo.

Em dezembro ele estará aqui na Associação Sagres com o Treinamento em Goetheanismo

O curso destina-se a pessoas que desejam aplicar seriamente a metodologia científica Goetheana em seu próprio trabalho e levá-la adiante: educadores (especialmente professores de ciências), cientistas, profissionais de saúde; agricultores biodinâmicos/orgânicos; estudantes universitários que estudam ciências. O programa é concebido como um treinamento e não como um evento recreativo, embora esse trabalho também traga esse benefício. Não é indicado para quem quer ter o primeiro contato com a ciência Goetheana ou para aprender exercícios que possam ser simplesmente copiados. Para isso, há outras opções e muitas informações disponíveis.

Datas

Módulo 1

18 de novembro à 30 de novembro de 2024

Módulo 2

27 de outubro à 08 de novembro de 2025

Investimento

Valor R$ 4.300,00 podendo ser parcelado em até 6x no cartão

Está muito interessado em fazer o treinamento, mas está com dificuldades financeiras? Consulte nossas condições especiais de pagamento pelo email sagres@asssagres.org.br 

Horários
As aulas serão de 9h às 17:30h
exceto às quintas que serão de 9h às 12:30h

Entrevista com Craig Holdrege e Henrike Holdrege falando sobre o Goethianismo aqui na Associação Sagres.

Em breve todos os vídeos estarão legendados

bottom of page