top of page

Programa ADIGO para Formação de Líderes Facilitadores e Consultores

Em um futuro próximo, todos os líderes deverão atuar como líderes facilitadores ou consultores internos. Empresas reconhecidas por seu nível de excelência cultural e de gestão apresentam como traço comum a utilização dessa abordagem, o que configura uma tendência evolutiva do mundo empresarial.

O objetivo básico deste programa intensivo, que já está na sua 135ª turma, é qualificar profissionais e empreendedores para o apoio e  condução de processos de transformação organizacional e empresarial que tenham como pressupostos o trabalho em equipe  através de uma liderança diferenciada com foco em resultados quantitativos e qualitativos bem como os novos paradigmas de gestão demandados pelos fenômenos trazidos pela pandemia de 2020,  calcados numa visão integrada do ser humano e de empresa. Para isso, propomos um programa modular, com as seguintes finalidades:

 

  • Apresentar aos participantes um mapa conceitual integrado das dinâmicas individuais, de grupos e de organizações, tendo como “pano de fundo” os novos cenários e do processo de gestão e  transformação organizacional e empresarial;

  • Desenvolver nos participantes as competências exteriores e as capacidades interiores para diagnosticar e apoiar processos de mudança no nível dos indivíduos, dos grupos e da organização.

  • Habilitar os participantes a desenvolverem e operacionalizarem instrumentos e abordagens para planejar, conduzir e/ou apoiar processos de mudanças;

  • Propiciar um ambiente rico de troca de experiências entre participantes de diferentes empresas de forma a potencializar o processo de aprendizado conceitual e prático; e

  • Indicar ao participante um caminho de autodesenvolvimento, no qual a excelência pessoal (física, psíquica e espiritual), a qualidade de vida (no trabalho e na família) e o autoconhecimento sejam a base da qualidade profissional para os processos de intervenção  de facilitação e consultoria nos ambientes internos e externos á organização.

 

Com o intuito de dar ao programa características de um processo de desenvolvimento integrado, propomos um conjunto de cinco módulos, de três dias e meio cada (30 horas por módulo), em regime presencial e com um intervalo aproximado de dois meses entre eles.

Adigo

O pressuposto para as organizações sobreviverem, crescerem e se desenvolverem num ambiente de constante mudança é contar com líderes de competência mais social do que técnica, de forma a levarem as pessoas, individualmente ou em grupo, a tornarem-se “donas do próprio destino”, auto motivadas, conscientes de seus anseios e identificadas com os objetivos das organizações a que pertencem.

Diante desse paradigma, torna-se emergente e necessária a utilização de ferramentas mais existenciais do que técnicas e de conceitos que integrem em uma visão inovadora as individualidades humanas e as organizações – estas últimas vistas como entidades coletivas e vivas.

Nesse contexto, a atuação do líder como consultor ou facilitador interno é fundamental para que as empresas aprendam a auto sustentar seus processos de mudança a partir de seus próprios talentos internos, sem depender de permanentes intervenções externas. O objetivo é envolver e passar a contar com o apoio da comunidade interna, uma vez que os caminhos começam a ser construídos junto às pessoas que vão não só percorrê-los como também sustentá-los.

Esse programa é especialmente indicado para empreendedores, executivos, líderes, consultores internos e externos e facilitadores de qualquer área, envolvidos em processos de transformação organizacional. O programa enfoca o desenvolvimento de habilidades interpessoais e de uma visão integrada da organização, enfatizando a importância do processo de autodesenvolvimento continuado dos participantes. O processo de aprendizado é o de “aprender fazendo”, isto é, o de trilhar o caminho da descoberta e não mais a simples transmissão de instruções e informações como nos treinamentos tradicionais.

Programa

Módulo I – As dinâmicas da transformação  - Processos Decisórios Colaborativos, Criativos e Eficazes

Familiarizar os participantes com os conceitos e as práticas dos processos de tomada de decisão e de formação de equipes, além de capacitá-los para agir eficazmente como facilitadores e integrantes de grupos de trabalho visando a implementação efetiva de processos de transformação nas organizações

Formacao-Adigo-modulo-1-Adigo-Desenvolvimento.jpg
Formacao-Adigo-modulo-2-Adigo-Desenvolvimento.jpg

Módulo II – A essência da transformação – Visão Integrada e Orgânica das Organizações

Apresentar aos participantes os arquétipos e princípios estruturadores que atuam no ser humano, nos grupos e nas organizações, habilitando-os para a aplicação prática desses “instrumentos de diagnóstico” na realidade organizacional.

Formacao-Adigo-modulo-3-Adigo-Desenvolvimento.jpg

Módulo III – A dimensão humana nos conflitos – Gestão de Conflitos

Capacitar os participantes a diagnosticar uma situação de conflito e a conduzir um processo decisório de solução, entendendo os níveis de escalação existentes e a influência dos diferentes tipos humanos no processo.

Formacao-Adigo-modulo-4-Adigo-Desenvolvimento.jpg

Módulo IV – Fazendo acontecer – Gestão da Mudança

Ajudar os participantes a integrar todos os conceitos apresentados em situações reais, além de discutir novos conceitos e práticas para gestão de mudanças e elaboração de planos de ação eficazes, voltados para processos de transformação organizacional.

Formacao-Adigo-modulo-5-Adigo-Desenvolvimento.jpg

Módulo V – Formação de líderes para o futuro: tomando o destino em suas próprias mãos

Dotar os participantes de um método de desenvolvimento pessoal e profissional, criado a partir dos recursos disponíveis em sua biografia e no seu cotidiano (na vida, na família, no trabalho e na comunidade), que os ajude a identificar, para si e para os demais, as oportunidades de aprendizado, fazendo com que cada indivíduo seja o responsável por seu próprio crescimento pessoal e profissional e também por sua empregabilidade.

Datas

  • Módulo 1: 04 a 07 de julho de 2023

  • Módulo 2: 12 a 15 de setembro de 2023

  • Módulo 3: 21 a 24 de novembro de 2023

  • Módulo 4: 30 de janeiro a 02 de fevereiro de 2024

  • Módulo 5: 26 a 29 de março de 2024 

Investimento

Há três opções de investimento que dá a oportunidade de você optar conscientemente qual é a mais adequada para a sua realidade financeira

Horários

Início às 16h de terça-feira. 

Término às 14h de sexta-feira

Confira aqui alguns relatos de pessoas que participaram da formação

EMPRESAS PARTICIPANTES

Abbott

Ação integrada

Alpargatas

Ambiental Saneamento

Andrade Gutierrez

Artfix

Associação Pedagógica Rudolf Steiner

Azul Seguros

BNDES

Banco Santander

Blanver Farmoquimica

Bosch

Caramuru

Construtora Passarelli

Corpal

Embelleze

Escola Santi

Focus Tecnologia

Goodyear

Grupo Marista

Hering

Hospital Israelita Albert Einstein

IBM do Brasil Ltda

Infrasul

Instituto Ecosocial

Intercement

International Paper

Irmãos Beckheuser

Johnson & Johnson

Korn Ferry

Leo Madeiras

Liberty Seguros

Libra Terminal Rio S A

Magneti Marelli Cofap

Matel Comunicações

Natura

Novelis

Petrobrás

Pier Mauá

Porto Seguro

Receita Federal

Restaurante Arabia

Roche

Sabesp

Sanmina-SCI

Secretaria do Verde e Ambiente

Senac

Souza Cruz

Tegma

Tejofran

Terra viva

Thyssen Krupp

Totvs

Ultragaz

Vale

Visanet

Votorantim

bottom of page