top of page

Dra. Gudrun Burkhard
Pioneira da Medicina Antroposófica no Brasil

Gudrun Burkhard nasceu em São Paulo em 1929. Aos 17 anos começa o curso de Medicina na USP.
Aos 21 anos encontra um livro sobre a cristalização com cobre, um método antroposófico de análise qualitativa. Um dia consegue fazer a experiência de cristalização com sangue e teve a vivência forte de que o espírito ordena a matéria.

Aos 27 anos torna-se médica escolar na Escola Higienópolis (atualmente Escola Waldorf Rudolf Steiner), primeira escola Waldorf do Brasil. A partir de convite da Weleda de Arlesheim para um primeiro estágio na Clinica Ita Wegman, resolve estudar Medicina Antroposófica na Suíça.

De volta para o Brasil, bastante entusiasmada com o novo caminho encontrado, montou no banheiro de sua casa um grande depósito de medicamentos Weleda. Assim nasceu o impulso para se criar aqui a Weleda do Brasil.

A partir de 1964, o consultório de Gudrun, em sua própria casa, estava com movimento bem aumentado em função de massagem rítmica e euritmia. Aos 37 anos (2º nodo lunar), com seu marido Pedro Schmidt, coloca a pedra Fundamental da Clinica Tobias. Em 31 de maio de 1969 ocorreu a fundação jurídica da Associação Beneficente Clínica Tobias (hoje Associação Beneficente Tobias – ABT) e no dia 1º de julho de 1969 ocorreu a abertura da Clínica Tobias. A recém fundada associação recebeu a clínica e suas instalações em doação. A Clínica Tobias foi a primeira clínica antroposófica fora do continente europeu. O movimento da clínica foi aumentando nos anos seguintes e logo se fez necessária a compra de uma casa vizinha, que passou a ser denominada Vivenda Tobias (casa esta hoje transformada na Sala Otto Wolff, utilizada principalmente para cursos para médicos e terapeutas pela ABMA). A partir de 1975 iniciaram os cursos de Medicina Antroposófica na Clínica. Com as visitas regulares do Dr. Otto Wolff começaram os seminários para estudantes de medicina. Estes seminários propiciaram a difusão e ampliação do movimento médico antroposófico brasileiro. Muitos médicos ainda atuantes complementaram sua formação através de estágios na Clinica Tobias.

Aos 48 anos Gudrun decide fazer parte do Círculo de Rafael, que se encontra anualmente em Arlesheim, na Ita Wegman Klinik, por ocasião da Páscoa. Ao se integrar a esse Círculo, assume o impulso de apoiar decisivamente a tarefa de Rudolf Steiner e Ita Wegman por uma espiritualização da medicina e de todos os impulsos terapêuticos.

Devido à crescente procura por cursos médicos e a necessidade de se criar um espaço adequado para os mesmos, aos 51 anos inaugura o Centro Paulus, centro de Formação Antroposófica, que durante um período albergou cursos de Medicina Antroposófica, e onde ainda hoje acontecem os módulos intensivos deste mesmo curso.

Como conseqüência do crescimento do movimento médico e sua necessária organização, aos 52 anos funda a Associação Brasileira de Medicina Antroposófica, da qual foi presidente por 7 anos. Aos 53 anos funda a Artemísia, Centro de Desenvolvimento Humano, voltada principalmente para o trabalho biográfico e programas de revitalização e desintoxicação. Aos 54 anos deixa a Clinica Tobias, dedicando-se mais intensamente ao trabalho biográfico.

Entre 1984 e 1985 foram publicados seus 4 volumes sobre alimentação, pela Editora Antroposófica (Novos Caminhos de Alimentação – reeditados em 2009).

A partir dos 59 anos ministra formação de aconselhamento biográfico na Europa, duas vezes por ano.

Em 1993 ajuda a fundar a Associação Internacional para o Trabalho Biográfico, e neste mesmo ano inicia a formação em aconselhamento biográfico no Brasil.

Em 1997 muda-se para Florianópolis, onde participou da criação da Clínica Vialis e da Associação Sagres. Nesta impulsionou o curso Terapia Artística e Biografia, além de dedicar-se a escrever livros sobre biografia humana.

Sua trajetória de vida está intimamente ligada a processos terapêuticos, tendo inspirado muitos jovens médicos e estudantes de medicina a trilharem o mesmo caminho. Com certeza a força de sua atuação no mundo vem da sua seriedade em seguir um profundo caminho interior.

A Dra. Gudrun deixou este plano no dia 28/09/2022 e segue sua jornada no mundo espiritual.

bottom of page