top of page
photo-1510832842230-87253f48d74f_edited.jpg

Terapia Artística 

Escola de formação profissional 

IMG_4388.HEIC

O que é a Terapia Artística ?

A Terapia Artística Antroposófica está profundamente enraizada no trabalho médico e nas artes, entende como princípio que a doença tem raízes na alma e que o trabalho artístico é uma expressão da alma. 

Trabalhamos para fortalecer,  harmonizar e trazer equilíbrio para a pessoa,  através de um caminho de exercícios artísticos terapêuticos que auxiliam na superação de doenças e conduzem a pessoa em direção à saúde.

A atividade artística expande a nossa consciência, ajuda-nos a descobrir novos rumos e a conectar-nos com os nossos recursos internos. Ajuda-nos a explorar e partilhar sentimentos e pensamentos, especialmente em momentos de luta e angústia. As artes terapêuticas têm um efeito benéfico no nosso bem-estar físico, psicológico e espiritual e contribuem no processo de autoconsciência e desenvolvimento. 

A terapia artística utiliza três modalidades principais:

desenho, pintura e modelagem.

Estes trabalham correspondentemente nos domínios do

pensamento, sentimento e vontade,

fortalecendo a faculdade e a sua função.

 

Todo trabalho artístico é feito com atenção e intenção,

aliando técnica, formas de execução e planejamento do tratamento.

Cada um de nós se expressa de forma única, com as cores e formas que vivem em nossa alma. Temos uma criatividade inata que nos ajuda de maneiras muito particulares. Ao aproveitar o nosso potencial criativo, tornamo-nos cocriadores que interagem com o mundo, moldando e mudando a maneira como vivemos.

Através da pintura, do desenho e da modelagem, o mundo interior é explorado na sua ligação ao meio ambiente.

IMG_2124.jpeg

Como atua um terapeuta artístico?

As áreas de intervenção clínica incluem: saúde mental, por exemplo, depressão e ansiedade, condições de saúde complexas e de longa duração, dependência, luto e cuidados paliativos, deficiências neurológicas, perturbações do desenvolvimento, traumas e perturbações do processamento sensorial.

Onde é possível trabalhar:

  • Clínicas de Saúde Mental

  • Clínicas Psiquiátricas

  • Escolas

  • Espaços próprios de atendimento
  • Hospitais

  • Instalações de vida assistida

  • Instalações correcionais

O atendimento pode ser feito com os mais diversos grupos de pessoas:

  • crianças e adolescentes

  • jovens

  • adultos

  • idosos

  • pessoas com necessidades especiais

premium_photo-1663050956267-fa2f5f905862.jpg

Priscilla Radd Ferreira Pinto 
Turma 8

A Formação em Terapia Artística da Associação Sagres foi para mim um reconectar com o colorido e o movimento da vida. Possibilitou em mim, ao longo dos anos, transformações profundas com leveza nos âmbitos pessoal e profissional. Recomendo de coração agradecido à formação!

Galeria

As Artes Terapêuticas exploram a nossa criatividade, esta fonte interior de forças vitais. As possibilidades são tão ilimitadas quanto a própria criatividade.  A arte realmente tem um efeito profundo sobre nós.

 Já através da simples exploração de materiais artísticos os nossos sentidos são estimulados. As diferentes cores, a sua interação, as formas que surgem, as linhas, a luz e a escuridão ou a manipulação da argila macia e úmida inspiram a nossa mente, alma e espírito.

A Terapia Artística Antroposófica tem suas raízes no trabalho do filósofo austríaco Rudolf Steiner (1861-1925), fundador da Antroposofia. Teve início na década de 1920, como parte da Medicina Antroposófica, em conjunto com a Dra Ita Wegman (1876-1943). A Terapia Artística Antroposófica foi desenvolvida pela médica e artista, Dra. Margarethe Hauschka (1896-1980). As Artes Terapêuticas Hauschka, nas quais se baseia a Escola Sagres, trabalham para ativar os processos de percepção, sentimento e vontade no indivíduo por meio de atividades artísticas.

A Terapia Artística chegou ao Brasil graças ao impulso da enfermeira, fisioterapeuta e terapeuta artística Eda Jens (1921-1994) em 1969, uma aluna de Dra. Hauschka.

Ela implementou esta nova forma de terapia, com atendimento aos pacientes dos médicos antroposóficos.

 

No ano de 2002, com o incentivo da Dra. Gudrun Burkhard, teve início o primeiro grupo da Escola de Terapia Artística  Antroposófica em Florianópolis, no estado de Santa Catarina, Sul do Brasil. O curso proporcionou uma nova abordagem para muitas doenças, juntamente com a Medicina Antroposófica, que já era praticada na cidade de Florianópolis.

Hoje o colegiado é formado por  9 professores permanentes, médicos para os módulos clínicos e professores internacionais convidados para aprofundamento de temas específicos.

Nossa história

premium_photo-1667502842264-9cdcdac36086 (1).jpg

Nossa Visão

IMG_5791_edited.jpg

Formamos terapeutas artísticos por meio da compreensão do processo terapêutico em atividades artísticas guiadas. Nossa formação é baseada no conhecimento do ser humano pelo olhar da Antroposofia.

Desenvolvemos uma base artística e  conceitual antroposófica, com aprofundamento das práticas e conceitos da medicina antroposófica, combinada com a aplicação clínica para preparar os estudantes para a prática profissional. 

A compreensão desta linguagem artístico-terapêutica, amplia capacidades, percepções e habilidades para o relacionamento com pacientes e outros profissionais, bem como promove a competência terapêutica.

Estrutura do curso

Nosso curso tem quatro anos e meio de duração e é dividido em 18 módulos de 9 dias cada um.

Os módulos acontecem 4 vezes por ano e no intermódulo os alunos recebem tarefas para aprofundar e desenvolver o que foi vivenciado nas aulas, o que gera uma carga horária total de 1200 horas de autoestudo.

O currículo é dividido em dois anos e meio de disciplinas básicas (10 módulos) e depois os alunos entram em contato com o conteúdo clínico (8 módulos) de aulas de especialização.

Primeiro ano

Segundo ano

Terceiro ano

 Quarto ano

O conteúdo é direcionado para a estruturação teórica de antroposofia e a prática artística que servirão de base para o conhecimento e prática da terapia artística. 

Continuidade e aprofundamento na práticas artísticas. Realização de pesquisas e trabalhos artísticos terapêuticos.

O aluno entra em contato com as noções básicas da saúde e da doença e é apresentado aos fundamentos clínicos da arteterapia.

O currículo aprofunda a observação quádrupla do ser humano e seu reflexo no fazer artístico, assim como consolida o conceito de tríplice em relação aos três sistemas. Nos dois últimos módulos, os alunos desenvolvem projeto social e praticam a dinâmica clínica por meio de estágio clínico.

Estágios

A Escola de Terapia Artística Sagres possibilita dois projetos onde os alunos podem realizar o estágio supervisionado:

Entre em contato

Rua Macela, 80 - Rio Tavares

CEP 88048-399 - Florianópolis - SC - Brasil

(48) 99161-9827 - whatsapp

(48) 3238.0433

  • Instagram

Obrigado!

bottom of page