Ambulatório Social
O que é e para que serve a terapia artística?
A terapia artística é uma atividade artística terapêutica que estimula o entusiasmo ao pintar, modelar e desenhar, de forma a colocar em movimento onde existe bloqueio, ritmo onde existe distúrbio e ajuda no processo de cura de doenças.
Você gosta de modelar, desenhar ou pintar? Ou tem vontade de trazer sobre o papel uma bela pincelada de cor, ou com suas mãos sentir a argila e dela trazer uma forma que lhe agrade ou até deixar sua mão descobrir o desenho em ritmo e movimento?
Você sabia que existe uma maneira de cuidar da sua saúde através da arte e que este caminho pode auxiliá-lo na sua vida?
Estamos falando da terapia artística! E o mais legal é que não é preciso ter habilidades artísticas para se beneficiar dela, basta ter a vontade, a determinação para a prática lhe fortalecer.
As sessões de terapia artística têm ajudado crianças a partir dos 7 anos em questões pedagógicas; nos adolescentes, adultos e idosos (de ambos os sexos), na saúde mental; no tratamento dos processos de cura de doenças e também para encontrar o caminho do fluxo da própria vida.
A terapia artística atua positivamente em quadros de doenças crônicas, pacientes com câncer, quadros de esclerose, doenças autoimunes, assim como pessoas com ansiedade, depressão e pânico. Essa terapia ativa a forças revelando o que há de bom e positivo na vida de cada um de nós, em adultos, adolescentes e crianças

Atendimentos
Todos os atendimentos vêm sendo realizados semanalmente e contam com o acompanhamento de terapeutas artísticos supervisores reconhecidos pela AURORA (Associação Brasileira de Terapeutas Artísticos Antroposóficos). A coordenação é responsabilidade do Colegiado da Terapia Artística Sagres.
A média de atendimento é de 11 pessoas por mês. Este público é composto de crianças, adolescentes e adultos, tendo acesso também portadores de necessidades especiais. Várias pessoas já se beneficiaram e continuam sendo apoiados no seu caminho de cura e autodesenvolvimento.
O trabalho do estagiário é voluntário, recebendo apenas para seu transporte e refeição.
O pretendente será encaminhado para o atendimento após o preenchimento da razão pela qual está procurando este recurso terapêutico, o preenchimento do Questionário Sócio Econômico e o período do dia da semana que tem disponível.
Os pacientes contribuem mensalmente com o valor estipulado em conjunto com o coordenador do Ambulatório.
Como funciona:
1 - Preencha o formulário socioeconômico;
2 - Escolha o melhor período para ser atendido;
3 - Aguarde que entraremos em contato para marcar sua primeira sessão de terapia artística.
Horário de Atendimento:
Segunda-feira no período da tarde
Terça-feira no período da manhã e da tarde
Quinta-feira no período da manhã e de tarde
Qual o procedimento:
1 - Você será informado do início da sua terapia.
2 - Pedimos que chegue uns 10 minutos antes da hora marcada para ser informada do local a ser atendido.
3 - O terapeuta artístico irá recebê-lo, terá uma apresentação mútua, será feita uma breve entrevista e os acordos.
4 - O método terapêutico normalmente inicia com três trabalhos livres, ou quando necessário é proposto um trabalho dirigido. Esses trabalhos livres normalmente pedidos são feitos com pintura ou modelagem e eventualmente com desenho. A partir deles o terapeuta artístico faz o diagnóstico através da imagem e propõe o caminho terapêutico. Os trabalhos podem ser dirigidos, direcionados ou livres.
5 - A terapia é semanal, com a duração de 1hora ou a combinar com o terapeuta.
6 - Por ser a terapia artística um processo, com início, meio e fim, o tempo de duração é de 4 meses. O terapeuta apresentará uma planilha com as datas do atendimento.
7 - O valor mensal a ser pago será equivalente ao ganho mensal. Pedimos o pagamento antecipado ao mês que irá ser atendido.
8 - O paciente terá direito de acesso à documentação da terapia,
9 - É necessário o consentimento do paciente para indução de suas informações em trabalhos de estudo e pesquisa.
10 - O paciente tem o direito de interromper a terapia a qualquer momento.
11 - O paciente tem a obrigação de se comunicar 24h antes se for faltar na sessão. E perderá a vaga caso tenha faltado dois encontros consecutivos, podendo requerer a volta refazendo o processo de inclusão pelo site.
12 - O terapeuta artístico tem o direito de sugerir ao paciente indicação ou orientação de outros profissionais e informá-los das opções de tratamento.
13 - Formalizar contrato ou acordo com anuência de ambas as partes, sobre as informações prestadas.
Endereço:
A Associação Sagres fica na Rua da Macela, 80 - Rio Tavares - CEP 88048-399 - Florianópolis - SC
Veja no site como chegar !
A ASSOCIAÇÃO SAGRES
Fundada em abril de 2001 na cidade de Florianópolis, Santa Catarina, tem a meta de divulgar, no sul do Brasil, os conhecimentos da Antroposofia.
A Associação Sagres é pessoa jurídica de direito privado, constituída em associação nos termos do Código Civil Brasileiro, sem fins lucrativos ou econômicos, para atuar nas áreas da saúde, organismo social, educação, cultura e meio ambiente.
Para realizar seus objetivos, a Associação Sagres conta com o apoio de sócios contribuintes, pessoas físicas, empresas privadas e outras instituições filantrópicas.
A Formação de Terapia Artística iniciou em maio de 2002 nesta Associação, em 2004 houve o impulso médico terapêutico da realização do atendimento ambulatorial para o público e ao estágio de seus formandos. Em 2018, o Colegiado da Terapia Artística assume a responsabilidade de coordenar e administrar o Ambulatório.
Um pouco de nossa história
O Ambulatório Didático e Social teve início em 2004 com o curso de Formação em Terapia Artística Antroposófica. Através do impulso da Dra. Gudrun Burkhard,então coordenadora do curso de Terapia Artística e diretora da Associação Sagres, contou também com a colaboração da terapeuta artística Silvana Mara Mazzollie e das médicas Dra. Ana Maria B. dos Santos e Dra. Waldivya Machado.
O estágio supervisionado é pré-requisito para a formação e a aptidão profissional dos alunos do curso de Formação em Terapia Artística, terapia complementar da Medicina Antroposófica. Esta instância foi criada para atender além do desenvolvimento da aptidão dos alunos do curso de formação de Terapia Artística, também as pessoas sem condições financeiras. O atendimento deverá ter uma demanda de forma regular. Sendo que na ausência de estagiários, profissionais da área que sentem poder doar seu horário estão aptos a contribuir com a demanda de pacientes.
Para colaborar com o Ambulatório Social, nós aceitamos doações na seguinte conta:
Leda Regina de Araújo
PIX - 48999518361
Sicredi - 748
Agência - 0226
Conta Poupança - 1703712-9