top of page

Celebrando a Vida: já é tempo de Páscoa?
Como vivo esse tempo? Me preparo!

Preparação para esta época do ano, com as mudanças climáticas e da estação, e as relações que podemos desenvolver com as festas cristãs deste período e o que acontece ao nosso redor e no mundo, buscando um atuar mais consciente e abrangente em si e no seu meio social, profissional e familiar.

Conteúdos a serem abordados:

Vamos trabalhar com o celebrar, com a vida, os ritmos do ano, que podemos vivenciar, tendo as festas cristãs, ao longo do ano, como marcos vivos e coloridos desse fluir.

Agora vem a Páscoa!

 

Como ressignificá-la no momento que vivemos, com os acontecimentos mundiais, no nosso dia a dia? O que é para nós, hoje, a Quaresma, a Semana Santa, a Paixão, a Ascenção e o Pentecostes?

Será que com os ensinamentos da Antroposofia, desenvolvidos por Rudolf Steiner, podemos dar real valor a essas vivências profundas da humanidade?

 

Vamos olhar para a Terra como um organismo vivo, cósmico, espiritual também. Quais seres atuam nesse ritmo anual? O que nós podemos fazer para desacelerar o nosso dia a dia e dar real valor ao que está ao nosso redor e no mundo, como um todo?

 

Vamos olhar para os seres elementares e a natureza, e para o arcanjo Rafael e o arcanjo Micael, como regentes desse ritmo de Primavera(no hemisfério Norte) e Outono(no hemisfério Sul). O que eles nos indicam, como nos ajudam, qual pode ser a nossa tarefa atual.

 

A figura central desse tempo é o Cristo, independente de nossas crenças. Como assim? O que a Ascenção e Pentecostes têm a ver comigo e como isso pode me colocar em ação no meu dia a dia e no mundo.

 

Para isso, conversaremos, ouviremos histórias, cantaremos, desenharemos, pintaremos e celebraremos.

Celebrando a vida

"Triunfante Espírito

Inflama a impotência das almas hesitantes,

Queima o egoísmo,

Ascende a compaixão.

Para que o Autruismo, corrente vital da humanidade,

Jorre como fonte no renascer espiritual."

Rudolf Steiner(1919)

Encontros Online pelo ZOOM

Materiais necessários

•material para anotações

•4folhas de papel CansonA3 para desenho e aquarela( gr entre160 e 200)

•material para desenhar ou pintar, não precisa todos( use o que tem e da sua preferência, mas precisamos cores)lápis de cor/giz de cera ou pastel seco/aquarela: amarelo limão,vermelho vermelhão(cinabaris), vermelho carmim, azul ultramar e azul da Prússia•um pincel largo ou de sua preferência para aquarelar

•retalhos de papel crepom de cores variadas, para tingir cascas de ovos(que podem ser decorados tb com giz de cera ou lápis aquarela ou mesmo aquarela)•cascas de ovos(assoprados) reservados ao longo do tempo da quaresma

•outros materiais podem ser pedidos ao longo do curso

Datas

22 e 29 de março

05 e 12 de abril

Investimento

R$ 200,00 à vista ou em até 6x no cartão

Horários

Sextas-feiras de 17h às 19h

Isabel Cecilia Cortesi - tenho 70 anos, sou mãe e avó. Fui professora de ciências e biologia, fui professora e cofundadora do Anabá, em Florianópolis, desde o jardim de infância até o ensino fundamental. Fui professora do jardim de infância Aitiara, escola Waldorf, na Demétria, em Botucatu e, mãe Waldorf cerca de 25 anos. Hoje trabalho como terapeuta (formação na T.A na 2° turma da Sagres), trabalho com arte e contação de histórias. Também trabalho com orientação familiar e dou cursos sobre os ritmos do ano e suas celebrações.

bottom of page