top of page

Formação Dinâmica de Juízo
um caminho para a liberdade

Um curso para capacitar-se na conexão entre o seu interior e a realidade externa e transformá-los através de juízos próprios.

Um caminho para transformar a energia da polarização em escolhas conscientes e realizações assertivas

O curso enfatiza o aprender da experiência, de modo a consolidar o aprendizado do grupo em conhecimento duradouro, agregando contribuições teóricas nos temas apresentados. Em cada módulo a prática da Formação Dinâmica de Juízo descortina novos elementos ampliando e fortalecendo a prática do livre arbítrio.

Após os dez módulos será disponibilizado um calendário de 10 encontros mensais para mentoria e/ou prática da Formação Dinâmica de Juízo, sem custos adicionais.

 

1ª parte – Os óculos de Lex Bos 1º a 3º módulos

Reconhecimento do arquétipo da Formação Dinâmica de Juízo e pesquisa de inovação na interação com o mundo.

  • Apresentação da proposta e acordos 

  • Reconhecimento do grupo 

  • Arquétipo geral da Formação Dinâmica de Juízo 

  • Exploração da pergunta pessoa como caminho de pesquisa

  • Escuta em 3 níveis (pensar, sentir e querer)

  • Movimento da alma: abertura e fechamento

 

2ª parte – Coerência a partir de juízos próprios 4º a 7º módulos

Ampliação da percepção e técnicas para a facilitação de processos.

  • Forças socais: responsabilidade, compaixão, interesse

  • Polaridade e ritmo, confiança e desconfiança

  • Qualidade das perguntas 

  • Distinção entre Julgamento e Juízo   

  • Aprofundamento Arquétipo geral da Formação Dinâmica de Juízo 

  • Preparação e condução de reuniões  

 

3ª parte – Conexão a partir da liberdade 8º a 10º módulos

Aprofundamento no arquétipo, sistematização da pesquisa realizada no curso e direcionamentos futuros.

  • Qualidades do pensar: imaginação, inspiração, intuição

  • Prática na preparação e condução de conversas difíceis 

  • O conceito de ser humano por trás da Formação Dinâmica de Juízo

  • Dicas, fruto da aprendizagem do grupo

  • Espaço livre para necessidades emergenciais

  • Trabalho final de curso

Formação Dinâmica de Juízo

Estrutura de atividades por módulo:

  1. Abertura

  2. Colheita de aprendizagem

  3. Contribuição conceitual

  4. Exercícios de Formação Dinâmica de Juízo

  5. Encerramento e tarefa inter módulo

 

Dinâmica pedagógica inter módulos:

Pesquisa de campo por meio de Exercícios de Formação Dinâmica de Juízo inseridos na vida real.

Carga horária: 

São 30 horas online e 40 horas atribuidas às atividades Inter módulos    Total: 70 horas

 

Material de apoio:

O participante deverá adquirir o livro "Formação de Juízo" de Lex Bos, editora antroposófica.

Material de suporte ao módulo (online).

Certificação:

O certificado a ser emitido pela APS com anuência da Fundação Dialoog, será oferecido para todos aqueles que atenderem a 2 critérios simultaneamente:

  1. Estarem presentes em tempo integral em no mínimo 8 dos 10 módulos

  2. Registrarem no drive indicado, 100% das 3 atividades intermódulos

Fale com as coordenadoras

fdj@pedagogiasocial.com.br

pedagogia social

Datas

Módulo 1 e 2 - 07 e 21 de março de 2024

Módulos 3 e 4 - 04 e 18 de abril de 2024

Módulos 5, 6 e 7 - 02, 16 e 30 de maio de 2024

Módulos 8 e 9 - 13 e 27 de junho de 2024

Módulos 10 - 11 de julho de 2024

Investimento

valor R$ 3500,00 - podendo ser parcelado em até 6x no cartão de crédito

Horários

Quintas-feiras: 9h às 12h

Detalhamento da Atividade Inter módulos:

Serão requeridas 3 atividades no intervalo entre os módulos, sendo que todas deverão ser registradas numa pasta individual (por participante) em drive do e-mail da coordenação até 5 dias antes de cada módulo.

 

Livro – dedicação aproximada 1 hora

Leitura do em 8 partes, antecedendo do 2o ao 9o módulos

Recomendado fazer em duplas:

  • Ler as páginas indicadas.

  • Recontar: o que foi dito com as próprias palavras em duplas

  • Responder individualmente e depois compartilhar com a dupla:

    • . o que chamou mais a minha atenção? – subir ao drive.

    • fiquei com alguma inquietude, pergunta? – subir ao drive

 

Pesquisa de campo: dedicação aproximada 1h30min

Tomar o roteiro indicativo em cada módulo, e experimentar por até 1 hora

Responder individualmente:

  • O que ocorreu?  (descrição de fatos)

  • O que mais me tocou?  (identificação de ligação pessoal com a experiência)

  • Restam enigmas, inquietudes? (movimentação íntima a partir da experiência)

Passada ao menos uma noite:

  • O que descobri/aprendi sobre o fenômeno observado (processo) e sobre mim? – subir ao drive

  • Anotações para o trabalho final : conclusões às quais cheguei e que podem orientar minha atuação no mundo, e outras que podem me orientar minha vida interior.  – subir ao drive

 

Colheita referente à Vivência de FDJ e às contribuições das facilitadoras na aula online: dedicação aproximada 30min

  • Realizar o exercício de FDJ indicado, durante a aula

  • Ao final sempre anotar as reações interiores que percebeu durante o processo e intitular a experiência

Passada ao menos uma noite, recomendado fazer em duplas:

  • Responder individualmente e compartilhar com a dupla: Algo se revelou sobre mim, minha pergunta, meu processo pessoal? – subir ao drive

Maria de Fátima Helou

Responsável pela prática da Formação Dinâmica de Juízo no Brasil, vislumbrou a parceria com a Fundação Dialoog para promover e experienciar a Formação Dinâmica de Juízo, metodologia baseada no doutorado de Lex Bos.

Pioneira, empreendeu simultaneamente a condução dos Seminários fora do Centro Paulus, com Raquel Calcina e a primeira Formação de Ecologia Social, com Regina Erismann e Hélcio Padrão. Foi responsável também pela primeira turma capacitada em Dinâmica de Juízo, com Raquel Calcina.

Diretora-presidente desde 2015, Maria de Fátima faz parte da história dos jovens dos anos 90, que constituíram as primeiras turmas dos Seminários e do grupo fundador da associação. Ela assumiu o papel administrativo da APS em outras ocasiões, além da atual gestão.

Formada em Administração Pública pela FGV, com mestrado em Planejamento Urbano pela mesma universidade, Maria de Fátima iniciou sua pesquisa aos 24 anos quando conheceu a medicina antroposófica como mãe de cinco filhos. É membro da ASD (Association for Social Development) e a IADJ (International Association for Judgment Formation) como consultora e coach. Docente da Biografia Caminho Iniciático, curso de aconselhamento biográfico da Associação Sagres.

 

Raquel Calcina

É coautora da prática da Formação Dinâmica de Juízo no Brasil. Desenvolveu a abordagem Aprender Vivo https://www.aprendervivo.com.br/ e empreendeu os Seminários de Pedagogia Social em contextos sociais como Associação Comunitária Monte Azul e Pequeno Príncipe, Escola Waldorf Jardim do Cajueiro e Parque Intervales. Também criou o curso online Novas Pegadas e conduziu a primeira capacitação da APS em Formação Dinâmica de Juízo em parceria com Maria de Fátima Helou   @pedagogiasocial_aps e www.pedagogiasocial.com.br.

Fez o primeiro dos 4 Seminários em 2000 – ano em que associação foi oficializada juridicamente – e realizou monitorias em outros.  Dedicou 16 anos na gestão de pessoas e projetos, na Associação Comunitária Monte Azul, o que lhe deu experiência e impulso para criar seu projeto social Cálice do Amor https://www.aprendervivo.com.br/c%C3%A1lice-do-amor.

Formada em administração pela FAAP, especializou-se no aprender do adulto segundo a antroposofia. Raquel Calcina @aprender. Vivo conduz o Aprender do Destino, é facilitadora na abordagem Dragon Dreaming e do Fórum – Círculos de Confiança. Também é autora do livro Feminino Vivo https://www.aprendervivo.com.br/livro-feminino-vivo.

bottom of page