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A Arte de Decidir
a dinâmica do juízo próprio no caminho de diálogo

A decisão se torna arte quando, na presença do eu superior estamos dispostos a nos rever, sair do automatismo e agir em liberdade no diálogo com o mundo.

O curso enfatiza o aprender da experiência, de modo a consolidar o aprendizado do grupo em conhecimento duradouro, agregando contribuições teóricas nos temas apresentados. Em cada módulo a prática da Arte de Decidir descortina novos elementos ampliando e fortalecendo a prática do livre arbítrio.

Objetivo do curso:

  • Capacitar-se na conexão entre o seu interior e a realidade externa e transformá-las através de juízos próprios.

  • Transformar a energia da polarização em escolhas conscientes e realizações assertivas.

  • Empreender com consciência e responsabilidade.

  • Instrumentalizar-se para efetivar ações no mundo a partir de decisões livres.

  • Sensibilizar-se para ampliar a percepção do outro e da situação em processos de desenvolvimento individual e coletivo.

 

1ª parte – Novas lentes para perceber 1º a 3º módulos

Reconhecimento do arquétipo da Dinâmica do Juízo Próprio e pesquisa
de inovação na interação com o mundo.

  • Reconhecimento do grupo

  • Exploração da pergunta pessoal como caminho de pesquisa no mundo

  • Escuta em 3 níveis (pensar, sentir e querer)

  • Simpatia, antipatia e a construção da empatia

 

2ª parte – Coerência a partir de juízos próprios 4º a 7º módulos

Ampliação da percepção e técnicas de colaboração social.

  • Forças sociais: auto responsabilidade, compaixão, interesse

  • Polaridade e ritmo, confiança e desconfiança

  • Qualidade das perguntas

  • Preparação e condução de reuniões

 

3ª parte – Conexão em liberdade 8º a 10º módulos

Aprofundamento no arquétipo, sistematização da pesquisa realizada no
curso e direcionamentos futuro.

  • Ampliação da consciência: imaginação, inspiração, intuição

  • Prática na preparação e condução de conversas difíceis

  • A imagem do ser humano por trás da Dinâmica do Juízo

  • A arte de decidir neste grupo

  • Trabalho final de curso

A Arte de Decidir

Estrutura de atividades por módulo:

  1. Abertura

  2. Aprendizagem

  3. Conceitos e contribuições

  4. Exercícios de decisão

  5. Encerramento e tarefa inter módulos

Dinâmica pedagógica intermódulos:

Pesquisa de campo por meio de exercícios na vida real.

Carga horária: 

São 30 horas online e 40 horas atribuídas às atividades intermódulos, totalizando 70 horas.

Após os dez módulos será disponibilizado um calendário de 03 encontros para mentoria da prática da Arte de Decidir, sem custos adicionais.

 

Material de apoio:

O participante deverá adquirir o livro "Formação de Juízo" de Lex Bos, editora antroposófica.

Ausência em aulas:
Serão disponibilizados os links de gravação por uma semana, somente para orientação dos participantes ausentes.

Certificação:

O certificado a ser emitido pela Associação Sagres com anuência da Fundação Dialoog e será oferecido para todos aqueles que atenderem a 2 critérios simultaneamente:

  1. Estarem presentes em tempo integral em no mínimo 8 dos 10 módulos

  2. Registrarem no drive indicado, 100% das 3 atividades intermódulos

Datas

18 de julho

01, 15 e 29 de agosto

12 e 26 de setembro

10 e 24 de outubro

07 e 21 de novembro

Investimento

R$ 3.500,00 podendo ser parcelado em até 6x no cartão.

Horários

Quintas-feiras das 18h às 21h

Detalhamento da Atividade Inter módulos:

Serão requeridas 3 atividades no intervalo entre os módulos, sendo que todas deverão ser registradas numa pasta individual (por participante) em drive da coordenação até 3 dias antes de cada módulo.

Livro – dedicação aproximada 1 hora

Leitura do em 8 partes, antecedendo do 2º ao 9º módulos

Recomendado fazer em duplas:

  • Ler as páginas indicadas.

  • Recontar: o que foi dito com as próprias palavras em duplas

  • Responder individualmente e depois compartilhar com a dupla:

    • o que chamou mais a minha atenção? – subir ao drive.

    • fiquei com alguma inquietude, pergunta? – subir ao drive

 

Pesquisa de campo: dedicação aproximada 1h30min

Tomar o roteiro indicativo em cada módulo, e experimentar por até 1 hora

Responder individualmente:

  • O que ocorreu?  (descrição de fatos)

  • O que mais me tocou?  (identificação de ligação pessoal com a experiência)

  • Restam enigmas, inquietudes? (movimentação íntima a partir da experiência)

Passada ao menos uma noite:

  • O que descobri/aprendi sobre o fenômeno observado (processo) e sobre mim? – subir ao drive

  • Anotações para o trabalho final : conclusões às quais cheguei e que podem orientar minha atuação no mundo, e outras que podem me orientar minha vida interior.  – subir ao drive

 

Colheita referente à vivência do módulo e às contribuições das facilitadoras na aula online: dedicação aproximada 30min

  • Realizar o exercício indicado durante a aula

  • Ao final sempre anotar as reações interiores que percebeu durante o processo e intitular a experiência

Passada ao menos uma noite, recomendado fazer em duplas:

  • Responder individualmente e compartilhar com a dupla: Algo se revelou sobre mim, minha pergunta, meu processo pessoal? – subir ao drive

Maria de Fátima Helou

Responsável pela prática da Formação Dinâmica de Juízo no Brasil, vislumbrou a parceria com a Fundação Dialoog para promover e experienciar a Formação Dinâmica de Juízo, metodologia baseada no doutorado de Lex Bos.

Pioneira, empreendeu simultaneamente a condução dos Seminários fora do Centro Paulus, com Raquel Calcina e a primeira Formação de Ecologia Social, com Regina Erismann e Hélcio Padrão. Foi responsável também pela primeira turma capacitada em Dinâmica de Juízo, com Raquel Calcina.

Diretora-presidente desde 2015, Maria de Fátima faz parte da história dos jovens dos anos 90, que constituíram as primeiras turmas dos Seminários e do grupo fundador da associação. Ela assumiu o papel administrativo da APS em outras ocasiões, além da atual gestão.

Formada em Administração Pública pela FGV, com mestrado em Planejamento Urbano pela mesma universidade, Maria de Fátima iniciou sua pesquisa aos 24 anos quando conheceu a medicina antroposófica como mãe de cinco filhos. É membro da ASD (Association for Social Development) e a IADJ (International Association for Judgment Formation) como consultora e coach. Docente da Biografia Caminho Iniciático, curso de aconselhamento biográfico da Associação Sagres.

 

Raquel Calcina

É coautora da prática da Formação Dinâmica de Juízo no Brasil. Desenvolveu a abordagem Aprender Vivo https://www.aprendervivo.com.br/ e empreendeu os Seminários de Pedagogia Social em contextos sociais como Associação Comunitária Monte Azul e Pequeno Príncipe, Escola Waldorf Jardim do Cajueiro e Parque Intervales. Também criou o curso online Novas Pegadas e conduziu a primeira capacitação da APS em Formação Dinâmica de Juízo em parceria com Maria de Fátima Helou   @pedagogiasocial_aps e www.pedagogiasocial.com.br.

Fez o primeiro dos 4 Seminários em 2000 – ano em que associação foi oficializada juridicamente – e realizou monitorias em outros.  Dedicou 16 anos na gestão de pessoas e projetos, na Associação Comunitária Monte Azul, o que lhe deu experiência e impulso para criar seu projeto social Cálice do Amor https://www.aprendervivo.com.br/c%C3%A1lice-do-amor.

Formada em administração pela FAAP, especializou-se no aprender do adulto segundo a antroposofia. Raquel Calcina @aprender. Vivo conduz o Aprender do Destino, é facilitadora na abordagem Dragon Dreaming e do Fórum – Círculos de Confiança. Também é autora do livro Feminino Vivo https://www.aprendervivo.com.br/livro-feminino-vivo.

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